In­ves­ti­ga­ção em qua­tro fa­ti­as

Correio da Bahia - - Mais - Agên­ci­as mais@cor­rei­o24ho­ras.com.br

O mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, acei­tou o pe­di­do fei­to pelo pro­cu­ra­dor-geral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, e au­to­ri­zou on­tem o fa­ti­a­men­to do mai­or inqué­ri­to da Ope­ra­ção La­va Ja­to que tra­mi­ta na Cor­te, o cha­ma­do “qua­dri­lhão”, ou “inqué­ri­to mãe”. No to­tal, 66 pes­so­as são al­vo ago­ra de qua­tro in­ves­ti­ga­ções, in­cluin­do o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va e o atu­al pre­si­den­te do Se­na­do Fe­de­ral, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL).

Os qua­tro inqué­ri­tos irão apu­rar separadamente sus­pei­tas de en­vol­vi­men­to de po­lí­ti­cos de três par­ti­dos em uma or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa que atu­ou no es­que­ma de cor­rup­ção na Pe­tro­bras: um pro­ce­di­men­to re­la­ti­vo ao PP, ou­tro ao PT, um ter­cei­ro so­bre o PMDB no Se­na­do e o úl­ti­mo so­bre o PMDB na Câ­ma­ra.

Ao pe­dir ao Su­pre­mo o des­mem­bra­men­to da in­ves­ti­ga­ção, Ja­not dis­se que po­lí­ti­cos do PT, PMDB e PP usa­ram os par­ti­dos pa­ra “per­pe­tra­ção de prá­ti­cas es­pú­ri­as”.

“Al­guns mem­bros de de­ter­mi­na­das agre­mi­a­ções se or­ga­ni­za­ram in­ter­na­men­te, uti­li­zan­do-se de seus par­ti­dos e em uma es­tru­tu­ra hi­e­rar­qui­za­da, pa­ra per­pe­tra­ção de prá­ti­cas es­pú­ri­as. Nes­se as­pec­to, há ver­ti­ca­li­za­ção da or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa”, es­cre­veu o pro­cu­ra­dor-geral.

Em março de 2015, a PGR en­ten­deu que de­ve­ria in­ves­ti­gar de for­ma con­jun­ta a atu­a­ção do nú­cleo po­lí­ti­co e foi aber­to no STF um úni­co inqué­ri­to pa­ra in­ves­ti­gar a for­ma­ção de qua­dri­lha. Se­gun­do Ja­not, no en­tan­to, ago­ra é ne­ces­sá­rio di­vi­dir a in­ves­ti­ga­ção pa­ra per­mi­tir a “oti­mi­za­ção dos tra­ba­lhos”.

“Acre­di­to que is­so (fa­ti­a­men­to) pro­por­ci­o­na­rá ga­nho de tem­po, mas eu não sa­be­ria es­ti­mar quan­to”, afir­mou o mi­nis­tro Ed­son Fa­chin.

O inqué­ri­to re­la­ti­vo ao PP te­rá 30 al­vos, co­mo o ex-mi­nis­tro Agui­nal­do Ri­bei­ro; o pre­si­den­te da le­gen­da, se­na­dor Ci­ro No­guei­ra (PI) e o vi­ce pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Wal­dir Ma­ra­nhão (MA).

Já o inqué­ri­to do PT reú­ne 12 pes­so­as: Lu­la; o ex-te­sou­rei­ro da si­gla João Vac­ca­ri Ne­to; os ex-mi­nis­tros Edi­nho Sil­va,

Prin­ci­pal inqué­ri­to da La­va Ja­to é di­vi­di­do e ago­ra in­ves­ti­ga Lu­la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.