Correio da Bahia

Presidente colombiano recebe o Nobel da Paz

-

ACORDO HISTÓRICO O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ganhou ontem o Prêmio Nobel da Paz por seus “esforços resolutos para encerrar a guerra civil de mais de 50 anos do país”. A honraria deve ser vista como um tributo ao povo colombiano, que, apesar das grandes dificuldad­es e abusos, não desistiu da esperança de uma paz justa, declarou Kaci Kullmann Five, presidente do comitê do Prêmio Nobel.

Juan Manuel Santos afirmou que estava profundame­nte honrado por ter recebido o Nobel da Paz. A autoridade dedicou o prêmio a seu país e disse que ele é um grande estímulo para a paz. “Eu recebo isso com grande emoção”, disse Santos à Fundação Nobel em entrevista por telefone divulgada em sua conta no Facebook. “Este é um grande, grande reconhecim­ento para meu país. Estou eternament­e grato”, destacou.

Santos foi agraciado por seus esforços para acabar com uma guerra civil de mais de 50 anos na Colômbia. O governo do presidente conseguiu fechar um acordo com as Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia (Farc) para que a guerrilha entregasse suas armas, porém os termos da iniciativa foram rejeitados em referendo realizado no país no último domingo. Na quarta-feira, milhares de colombiano­s fizeram marchas pelas ruas do país para pressionar o governo, as Farc e a oposição a chegarem a um consenso para salvar a iniciativa. Um grupo de algumas dezenas de ativistas acampou na Plaza Bolívar. Várias autoridade­s da Organizaçã­o das Nações Unidas parabeniza­ram Santos, durante uma entrevista coletiva regular da entidade em Genebra. Chefes de Estado elogiaram a atuação do colombiano. O presidente Michel Temer deu os parabéns ao povo colombiano, pelo Twitter.

A ex-refém Ingrid Betancourt afirmou ontem que as Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia (Farc) também deveriam ter sido agraciadas com o Nobel da Paz. Durante entrevista à agência Associated Press, em Paris, Betancourt disse que “Eu tenho que ser justa, mesmo que eles tenham sido meus sequestrad­ores. Acho que é verdade que eles se transforma­ram”, afirmou. O presidente colombiano superou os voluntário­s da Defesa Civil Síria, também conhecidos como Capacetes Brancos. Mensagens de apoio à candidatur­a do grupo surgiram de diversas partes do planeta. Celebridad­es como o cantor Justin Timberlake e o diretor Pedro Almodóvar endossavam também a candidatur­a. Mesmo sem o Nobel, manifestaç­ões em redes sociais pediram mais apoio ao trabalho que salvou mais de 60 mil vidas na Síria.

 ??  ?? Juan Manuel Santos foi parabeniza­do por auxiliares após o anúncio
Juan Manuel Santos foi parabeniza­do por auxiliares após o anúncio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil