Voa, Fi­li­pi­nho

Correio da Bahia - - Esporte - Fá­bio Vasconcelos e agên­ci­as re­da­cao@cor­rei­o24ho­ras.com.br

Bra­si­lei­ro su­pe­ra lí­der do ran­king vai às quar­tas jun­to com Me­di­na

Atri­buí­da ao dra­ma­tur­go fran­cês Je­an Coc­te­au, a frase “não sa­ben­do que era im­pos­sí­vel, foi lá e fez” ga­nhou ares con­tem­po­râ­ne­os, des­ta vez na fa­ça­nha de Fi­li­pe To­le­do, o Fi­li­pi­nho, na eta­pa de Hos­se­gor, na Fran­ça, pe­lo Mun­di­al de Sur­fe.

Em ba­te­ria mui­to dis­pu­ta­da, o bra­si­lei­ro con­se­guiu o que pa­re­cia im­pos­sí­vel. Pre­ci­san­do de 9,97 pa­ra vi­rar, a cin­co mi­nu­tos do fim, o pau­lis­ta vo­ou pa­ra um aé­reo que lhe va­leu um 10, a pri­mei­ra no­ta má­xi­ma do even­to, des­ban­can­do o lí­der do ran­king, John John Flo­ren­ce. Ago­ra o ha­vai­a­no te­rá de dis­pu­tar a re­pes­ca­gem con­tra o bra­si­lei­ro Adri­a­no de Sou­za, o Mi­nei­ri­nho, um dos der­ro­ta­dos pe­lo aus­tra­li­a­no Matt Ban­ting.

Prin­ci­pal ri­val de Flo­ren­ce na bri­ga pe­lo to­po do ran­king, Ga­bri­el Me­di­na não te­ve mui­ta di­fi­cul­da­de pa­ra pas­sar di­re­to às quar­tas. Com 14,17 de pon­tu­a­ção, o pau­lis­ta ba­teu o com­pa­tri­o­ta Caio Ibel­li (9,13) e o ame­ri­ca­no Ko­lohe An­di­no (8,74) na ba­te­ria 3.

A eta­pa fran­ce­sa pros­se­gui­ria na ma­dru­ga­da de ho­je no Bra­sil, com cha­ma­da às 3h. O na­da­dor bra­si­lei­ro Fe­li­pe Li­ma con­quis­tou on­tem seu ter­cei­ro ou­ro nos 50m pei­to em eta­pas da Co­pa do Mun­do de natação em pis­ci­na cur­ta. De­pois de su­bir no lu­gar mais al­to do pó­dio em Pe­quim e Du­bai, o ma­to­gros­sen­se de 31 anos, que fi­cou de fo­ra do Rio-2016, ven­ceu a pro­va na eta­pa de Doha. A pro­va não é olím­pi­ca e Li­ma não con­se­guiu o ín­di­ce pa­ra os Jo­gos nos 100m.

No Ca­tar, ele não deu chan­ces aos ri­vais. Ele mar­cou 26s14 na pro­va, bem à fren­te do sul-afri­ca­no Giu­lio Zor­zi, me­da­lha de pra­ta com 26s47, e do chi­nês Li Xi­ang, bron­ze, com 26s71.

As­sim, Li­ma sur­ge com um dos fa­vo­ri­tos pa­ra o Mun­di­al de Wind­sor, no Ca­na­dá, em de­zem­bro. Quem tam­bém che­ga­rá ‘vo­an­do’ no mun­di­al de pis­ci­na cur­ta é a hún­ga­ra Katinka Hos­s­zú. Com o ou­ro, on­tem, nos 200m li­vre, ela che­gou a 59 me­da­lhas nas seis eta­pas de 2016.

Fi­li­pi­nho voa nas on­das de Hos­se­gor: aé­reo ren­deu um 10 ao bra­si­lei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.