Correio da Bahia

Estudo com emprego certo

- Juliana Montanha juliana.montanha@redebahia.com.br

Em um cenário de poucas oportunida­des de emprego, a formação técnica pode ser o melhor caminho no mercado de trabalho. Dados do Serviço Nacional de Aprendizag­em Industrial na Bahia (Senai-BA) apontam que mais de 60% dos alunos dos cursos técnicos já saem das aulas com o emprego garantido. Para quem quer se especializ­ar e buscar uma dessas oportunida­des, a entidade está com inscrições abertas e oferecendo 5.410 vagas nas modalidade­s presencial e a distância, das quais 1.082 são gratuitas.

Também parte do Sistema Fieb, o Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) tem mais de 2 mil vagas de ensino a distância (EaD) gratuitas para maiores de 18 anos interessad­os em concluir os ensinos fundamenta­l 2 e médio. Desse total, 105 oportunida­des são de vagas no curso de Educação de Jovens e Adultos Profission­alizante.

Bahia têm sete mil vagas em cursos. Mais de três mil são de graça

CURTA DURAÇÃO

Outro ponto positivo dos cursos técnicos é que eles são mais rápidos, encurtando o tempo de acesso ao mercado de trabalho. “Nossos cursos têm no máximo dois anos e são focados nas demandas de cada região”, pontua Patrícia Evangelist­a, gerente de Educação do Senai-BA.

As bolsas, tanto para o curso presencial quanto EaD, serão destinadas a estudantes de baixa renda que tenham obtido 550 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos quatro anos. Os candidatos que quiserem concorrer a uma vaga gratuita têm até o dia 30 de no-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil