Es­tu­do com emprego cer­to

Correio da Bahia - - Mais - Ju­li­a­na Mon­ta­nha ju­li­a­na.mon­ta­nha@re­de­bahia.com.br

Em um ce­ná­rio de pou­cas opor­tu­ni­da­des de emprego, a for­ma­ção téc­ni­ca po­de ser o me­lhor ca­mi­nho no mer­ca­do de tra­ba­lho. Da­dos do Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Apren­di­za­gem In­dus­tri­al na Bahia (Se­nai-BA) apon­tam que mais de 60% dos alu­nos dos cur­sos téc­ni­cos já sa­em das au­las com o emprego ga­ran­ti­do. Pa­ra quem quer se es­pe­ci­a­li­zar e bus­car uma des­sas opor­tu­ni­da­des, a en­ti­da­de es­tá com ins­cri­ções aber­tas e ofe­re­cen­do 5.410 va­gas nas modalidades pre­sen­ci­al e a dis­tân­cia, das quais 1.082 são gra­tui­tas.

Tam­bém par­te do Sis­te­ma Fi­eb, o Ser­vi­ço So­ci­al da In­dús­tria (Se­si Bahia) tem mais de 2 mil va­gas de en­si­no a dis­tân­cia (EaD) gra­tui­tas pa­ra mai­o­res de 18 anos in­te­res­sa­dos em con­cluir os en­si­nos fun­da­men­tal 2 e mé­dio. Des­se to­tal, 105 opor­tu­ni­da­des são de va­gas no cur­so de Edu­ca­ção de Jo­vens e Adul­tos Pro­fis­si­o­na­li­zan­te.

Bahia têm se­te mil va­gas em cur­sos. Mais de três mil são de gra­ça

CUR­TA DU­RA­ÇÃO

Ou­tro pon­to po­si­ti­vo dos cur­sos téc­ni­cos é que eles são mais rá­pi­dos, en­cur­tan­do o tem­po de aces­so ao mer­ca­do de tra­ba­lho. “Nos­sos cur­sos têm no má­xi­mo dois anos e são fo­ca­dos nas de­man­das de ca­da re­gião”, pon­tua Pa­trí­cia Evan­ge­lis­ta, ge­ren­te de Edu­ca­ção do Se­nai-BA.

As bol­sas, tan­to pa­ra o cur­so pre­sen­ci­al quan­to EaD, se­rão des­ti­na­das a es­tu­dan­tes de bai­xa ren­da que te­nham ob­ti­do 550 pon­tos ou mais no Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) nos úl­ti­mos qua­tro anos. Os can­di­da­tos que qui­se­rem con­cor­rer a uma va­ga gra­tui­ta têm até o dia 30 de no-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.