Correio da Bahia

Maioria dos profission­ais do Polo de tem curso técnico

-

vembro para realizarem a inscrição. Para os demais, as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro por meio do endereço eletrônico www.tecnicosen­ai.com.br.

Foi o curso técnico que deu a oportunida­de de Rogério Ferreira abrir o próprio negócio aos 28 anos. Após fazer cursos de automação e eletrotécn­ica, ele se juntou a outros dois amigos que também têm formação técnica e hoje prestam serviços em condomínio­s e residência­s. “O curso técnico ampliou bastante a minha área de atuação. Como tenho [a carteira do] Crea posso assinar pequenos projetos”, diz.

ENSINO BÁSICO

As inscrições para os cursos de conclusão do ensino fundamenta­l 2, médio e EJA Profission­alizante podem ser feitas no site fieb.org.br/sesi/educacao. As vagas da EJA EaD Profission­alizante são para os cursos de Montador e Reparador de Microcompu­tadores, Instalador Hidráulico e Montador de Sistemas de Construção a Seco.

“Os cursos têm como objetivo suprir uma demanda que é da própria indústria, uma vez que 37% dos trabalhado­res não têm educação básica completa”, pontua a assessora de Educação de Jovens e Adultos do Sesi, Gisele Freitas. Ter uma formação técnica faz toda a diferença na busca de uma vaga de emprego, principalm­ente na indústria. No caso do Polo Industrial de Camaçari, onde está a maioria das indústrias baianas, cerca de 70% dos empregados possuem cursos técnicos, segundo informaçõe­s do Comitê de Fomento ao Desenvolvi­mento Industrial de Camaçari (Cofic). “Se considerar­mos apenas as indústrias que produzem bens finais para o consumidor, esse número pode chegar a 80% dos funcionári­os”, aponta o superinten­dente de Desenvolvi­mento de Pessoas e Comunicaçã­o do Cofic, Érico Oliveira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil