To­dos pe­lo retrovisor

Correio da Bahia - - Vida - Mi­ro Pal­ma mi­ro.pal­ma@re­de­bahia.com.br

Qua­tro jo­gos, qua­tro vi­tó­ri­as e a li­de­ran­ça das Eli­mi­na­tó­ri­as Sul-Ame­ri­ca­na pa­ra a Co­pa do Mun­do de 2018, na Rús­sia. Es­sa é a Se­le­ção do téc­ni­co Ti­te e que to­dos os bra­si­lei­ros que­ri­am ver. On­tem, con­tra a Ve­ne­zu­e­la, mais um triun­fo con­vin­cen­te: 2x0 em Mé­ri­da.

An­tes mes­mo de en­trar em cam­po, o Brasil ti­nha a mar­ca de me­lhor ata­que das Eli­mi­na­tó­ri­as, com 21 gols. A ten­dên­cia era au­men­tar a con­ta, afi­nal, a Ve­ne­zu­e­la era do­na da pi­or de­fe­sa: 24 gols so­fri­dos em dez par­ti­das. Di­an­te de um ti­me tão frá­gil, im­pos­sí­vel não es­pe­rar ou­tra be­la atu­a­ção da equi­pe ver­de e ama­re­la.

Com ape­nas se­te mi­nu­tos de bo­la ro­lan­do, a tor­ci­da bra­si­lei­ra ti­rou o gri­to de gol da gar­gan­ta. Ga­bri­el Je­sus re­ce­beu um pre­sen­te in­crí­vel do go­lei­ro Da­ni Her­nán­dez. Na en­tra­da da gran­de área, o ca­mi­sa 9 en­co­briu o ar­quei­ro ri­val com um lin­do to­que. Ca­te­go­ria e bo­la na re­de. Go­la­ço.

Do­na de qua­se 70% de pos­se de bo­la no pri­mei­ro tem­po, a Se­le­ção man­te­ve o do­mí­nio so­bre os do­nos da ca­sa, cri­an­do bo­as opor­tu­ni­da­des, prin­ci­pal­men­te com Re­na­to Au­gus­to e Pau­li­nho.

A Ve­ne­zu­e­la, por sua vez, não che­gou a as­sus­tar. As me­lho­res jo­ga­das fo­ram de bo­la pa­ra­da, mas, de­vi­do ao po­si­ci­o­na­men­to Ve­ne­zu­e­la Da­ni Her­nán­dez, Ro­sa­les, Án­gel, Jo­sé Velázquez e Felts­cher; To­más Rin­cón, Flo­res (Her­re­ra) e Ju­an­pi (Ale­jan­dro Guer­ra); Mar­tí­nez, Ron­dón e Peña­ran­da (Ote­ro) Téc­ni­co Ra­fa­el Du­da­mel

Brasil Alis­son, Da­ni­el Al­ves, Mar­qui­nhos, Mi­ran­da e Fi­li­pe Luís, Fer­nan­di­nho, Wil­li­an (Tai­son), Pau­li­nho, Re­na­to Au­gus­to e Phi­lip­pe Cou­ti­nho (Giu­li­a­no); Ga­bri­el Je­sus

Téc­ni­co Ti­te

Es­tá­dio Me­tro­po­li­ta­no de Mé­ri­da, na Ve­ne­zu­e­la

Gols Ga­bri­el Je­sus, aos 7 mi­nu­tos do 1º tem­po; Wil­li­an, aos 7 mi­nu­tos do 2º tem­po

Car­tão ama­re­lo Jo­sé Velázquez, Án­gel e Her­re­ra (Ve­ne­zu­e­la); Pau­li­nho (Brasil)

Ár­bi­tro Vic­tor Car­ril­lo, au­xi­li­a­do por Jonny Bos­sio e Raúl Ló­pez (trio do Pe­ru) ruim do ata­que, em am­bas foi mar­ca­do o im­pe­di­men­to. Peña­ran­da ain­da pu­xou um con­tra-ata­que, po­rém Da­ni­el Al­ves apa­re­ceu pa­ra tra­var o chu­te. Des­cer pa­ra o in­ter­va­lo com 1x0 foi o su­fi­ci­en­te pa­ra o Brasil.

Após o des­can­so, Ti­te man­te­ve a es­ca­la­ção ini­ci­al. A pos­tu­ra do ti­me, no en­tan­to, pa­re­cia mais agres­si­va. Ga­bri­el Je­sus e Phi­lip­pe Cou­ti­nho por pou­co não au­men­ta­ram o pla­car an­tes dos cin­co mi­nu­tos. A mis­são foi pa­ra ou­tro.

Re­na­to Au­gus­to caiu li­vre pe­lo la­do es­quer­do, foi na li­nha de fun­do e cru­zou ras­tei­ro no se­gun­do pau. Wil­li­an che­gou na ve­lo­ci­da­de e com­ple­tou pa­ra o fun­do do gol. Na co­me­mo­ra­ção, ele foi abra­ça­do por qua­se to­do o elen­co, pois vi­ve um mo­men­to di­fí­cil de­vi­do a uma do­en­ça da mãe.

Aos 28, a ener­gia caiu no es­tá­dio de Mé­ri­da. A pa­ra­li­sa­ção es­fri­ou as equi­pes e, após o rei­ní­cio de jo­go, o pa­no­ra­ma per­ma­ne­ceu o mes­mo.

Com o triun­fo, o Brasil ul­tra­pas­sou o Uru­guai na ta­be­la e ago­ra li­de­ra, com 21 pon­tos. Os uru­guai­os, que em­pa­ta­ram em 2x2 com a Colôm­bia, caí­ram pra se­gun­do, com só um pon­to a me­nos. Equa­dor e Colôm­bia, am­bos com 17, com­ple­tam a zo­na de clas­si­fi­ca­ção di­re­ta pa­ra o Mun­di­al.

Brasil ven­ce a Ve­ne­zu­e­la em Mé­ri­da e vi­ra lí­der das Eli­mi­na­tó­ri­as

PRÓ­XI­MOS RI­VAIS

O pró­xi­mo du­e­lo da Se­le­ção Bra­si­lei­ra se­rá di­an­te da ri­val Ar­gen­ti­na, dia 10 de no­vem­bro, às 21h45, no Mi­nei­rão, em Be­lo Ho­ri­zon­te. Na ma­dru­ga­da do dia 16, às 0h15, o de­sa­fio é con­tra o Pe­ru, em Li­ma. A con­vo­ca­ção pa­ra os dois jo­gos acon­te­ce no pró­xi­mo dia 21.

Au­tor do se­gun­do gol bra­si­lei­ro na vi­tó­ria so­bre a Ve­ne­zu­e­la, ata­can­te Wil­li­an so­be de ca­be­ça pa­ra di­vi­dir com To­más Rin­cón. Se­le­ção é lí­der das Eli­mi­na­tó­ri­as com 21 pon­tos ga­nhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.