Correio da Bahia

No sertão baiano sopram os melhores ventos do mundo

-

Líder em novos projetos para a produção de energia eólica no Brasil, a Bahia deve continuar a ostentar posição de destaque nos próximos anos, graças à qualidade dos ventos que sopram no Sertão baiano. Somando-se projetos que já estão em operação, com outros licitados e em fase de implantaçã­o, o estado vai alcançar nos próximos anos a capacidade de produzir 5,5 mil megawatts a partir dos ventos por ano – mais do que toda a produção do setor no Nordeste atualmente.

“O vento da Bahia, principalm­ente na região do semiárido, possui caracterís­ticas únicas que o tornam o melhor do Brasil para a produção de energia e talvez até o melhor do mundo”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Silva Gannoum. Segundo ela, o semiárido sofre forte influência dos ventos elísios, que vêm do Oceano Atlântico, com atuação na Bahia e em mais quatro regiões do mundo.

O secretário de Desenvolvi­mento Econômico da Bahia, Jorge Hereda, destaca que a perspectiv­a do estado é de se tornar líder na produção de energia limpa. “Na realidade, a perspectiv­a é de liderar a produção de energia renovável, tanto eólica, quanto solar. Temos 41 projetos em construção e 118 que ainda irão começar a ser construído­s em 22 municípios do estado”, conta.

Hereda explica que o potencial do estado tem sido um atrativo para um grande número de empresas do setor a operar na Bahia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil