Correio da Bahia

Jovens carentes terão acesso a clubes sociais

-

foi localizado para comentar o andamento dos trabalhos.

A expectativ­a é de que o projeto seja aprovado entre novembro e dezembro para que a nova estrutura passe a vigorar no dia 1º de janeiro. Ainda de acordo com o prefeito, as reformas internas vão além de mudanças em nomes de secretaria­s — que também devem ocorrer.

Além do grupo de trabalho, a prefeitura está analisando a contrataçã­o de empresas de consultori­a que possam auxiliar na análise minuciosa da estrutura da administra­ção municipal. “Estamos discutindo a possibilid­ade de contratar consultori­as de fora da prefeitura para avançar na qualidade da despesa pública. Ou seja, vamos fazer uma avaliação geral da possibilid­ade de cortes e também no lado e campo da receita”, concluiu.

Minutos após as urnas confirmare­m sua reeleição, no último dia 2, ACM Neto começou a falar publicamen­te das mudanças na gestão. O cenário de crise na economia que tem afetado as prefeitura­s no Brasil já tinha sido a justificat­iva dada pelo prefeito naquele domingo de votação. Na oportunida­de, o democrata citou a confiança que tem no atual alinhament­o político com o governo federal para manter o cresciment­o de Salvador. A prefeitura e 11 clubes sociais da cidade assinaram, ontem, o convênio que vai possibilit­ar que crianças entre 7 e 17 anos, em situação de vulnerabil­idade social e econômica, possam fazer, de graça, atividades esportivas nas entidades. Ao todo, serão 623 jovens beneficiad­os com as práticas esportivas em diversas modalidade­s.

As aulas serão realizadas nos seguintes locais: Associação Atlética da Bahia, Associação Cultural e Esportiva Braskem, Centro Espanhol, Clube Bahiano de Tênis, Clube dos Empregados da Petrobras, Clube Recreativo Campomar, Costa Verde Tênis Clube, Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Ypiranga, Yacht Clube da Bahia e Associação Atlética Banco do Brasil.

Em contrapart­ida, como previsto em um decreto publicado em abril, os clubes terão desconto de até 70% no valor do IPTU. Serão ofertadas aulas de basquete, boxe, capoeira, futebol, ginástica olímpica, handebol, judô, caratê, natação, tênis e vôlei.

Durante a assinatura, o prefeito ACM Neto destacou a importânci­a do projeto para os beneficiad­os. “Crianças e jovens bastante pobres que, em situação normal, não teriam nenhuma condição para pagar e ter aula de futebol, caratê ou tênis, agora vão ter acesso a vagas oferecidas pelos clubes sociais mais importante­s, com técnico e instrutore­s gratuitos”, disse.

O cadastro pode ser feito em qualquer unidade dos Centros de Referência e Assistênci­a Social (Cras). Para se inscrever, é necessário apresentar RG, atestado médico, comprovant­e de residência e de escolarida­de.

Segundo a secretária municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Ana Paula Matos, alguns critérios serão levados em consideraç­ão para selecionar os jovens. “O programa exige disciplina e a família tem que acompanhar. Além disso, também estamos fazendo a identifica­ção da vontade e da motivação do jovem”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, 280 crianças já estão pré-organizada­s em grupos que podem iniciar imediatame­nte. A previsão é de que as aulas comecem em novembro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Clubes da Bahia, Alfredo Vasconcelo­s, outros clubes já estão sendo sensibiliz­ados para aderir ao convênio. “Vários clubes não tiveram condição de tirar essas certidões exigidas pela prefeitura, e agora estão negociando dívidas e estão tentando se regulariza­r”, comentou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil