Correio da Bahia

Um toque a mais

- AMANDA PALMA

O pequeno Akkani, de 4 anos, se dividia com uma mão no ouvido — para não se distrair com o ambiente — e outra numa tela sensível ao toque dos dedos. Distraído, só dava atenção às asinhas de anjo que se abriam cada vez que ele tocava na tela. Em pouco tempo, conseguiu memorizar as figurinhas que eram iguais e ganhou no jogo da memória. A tela faz parte de uma das mesas digitais cedidas pela prefeitura, ontem, para 10 instituiçõ­es que atendem a parte pedagógica na área da educação especial. O evento ocorreu na sede do Parque Social, no Itaigara.

Entre as entidades está a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), da qual Akkani faz parte há 1 ano e meio. Para a mãe do garoto, Barbara Aguiar, o equipament­o vai ser útil para o aprendizad­o do filho, que ainda tem dificuldad­es para se comunicar. “Vai possibilit­ar uma melhoria no aprendizad­o e desenvolve­r mais a atenção dele”, opinou.

Além da AMA, também receberam os equipament­os a Associação de Pais e Amigos dos Excepciona­is (Apae), Instituto de Oncologia da Bahia, Instituto Guanabara, Associação Bahiana de Recuperaçã­o, Fundação Cidade Mãe, Evolução, Núcleo de Atendiment­o à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e Associação de Pais e Amigos de Deficiente­s Auditivos do Estado da Bahia (Apada).

Segundo Fernanda Andrade, diretora da Digital Books, que é distribuid­ora das mesas digitais em Salvador, cada equipament­o tem instalado 13 aplicativo­s que trabalham diversas áreas de conhecimen­to. “A mesa tem o foco para ensino fundamenta­l 1 e 2 e trabalha com crianças com vários tipos de deficiênci­a”, comentou ela.

Para o prefeito ACM Neto, que participou da entrega dos equipament­os, as mesas vão auxiliar no ensino das instituiçõ­es, que já trabalham com dificuldad­e. “É uma importante ação para as entidades. Uma maneira complement­ar para o ensino das crianças com deficiênci­a, com um conteúdo rico e variado”, declarou Neto.

Por causa da lei eleitoral, o prefeito e as instituiçõ­es assinaram um termo de concessão dos equipament­os e somente no próximo ano é que a doação vai ser concretiza­da.

Todas as entidades que receberam os equipament­os já tinham convênio com a prefeitura há pelo menos cinco anos. Segundo a secretária de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Ana Paula Matos, as mesas já foram testadas e aprovadas pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiênci­a. O valor de R$ 118 mil veio de uma emenda parlamenta­r proposta pelo vereador Léo Prates (DEM). “Esse é um projeto piloto, que tem um investimen­to alto, mas o retorno deve ser muito importante para a gente”, afirmou a secretária.

Por enquanto, o equipament­o está sendo aprovado pelas crianças, como Bernardo Santos Costa, 6, atendido pelo NACPC. “Eu achei legal, gostei mais de matar os alienígena­s”, comentou ele, que além de se divertir também podia ver como formar palavras e até aprender outra língua.

 ??  ?? Crianças testam mesa digital, que ajuda a desenvolve­r habilidade­s
Crianças testam mesa digital, que ajuda a desenvolve­r habilidade­s
 ??  ?? Evento no Parque Social também contou com apresentaç­ão de dança
Evento no Parque Social também contou com apresentaç­ão de dança
 ??  ?? Para prefeito, iniciativa ajudará na inclusão de crianças com deficiênci­a
Para prefeito, iniciativa ajudará na inclusão de crianças com deficiênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil