Um to­que a mais

Correio da Bahia - - Front Page - AMAN­DA PALMA

O pe­que­no Ak­ka­ni, de 4 anos, se di­vi­dia com uma mão no ou­vi­do — pa­ra não se dis­trair com o am­bi­en­te — e ou­tra nu­ma te­la sen­sí­vel ao to­que dos de­dos. Dis­traí­do, só da­va aten­ção às asi­nhas de an­jo que se abri­am ca­da vez que ele to­ca­va na te­la. Em pou­co tem­po, con­se­guiu me­mo­ri­zar as fi­gu­ri­nhas que eram iguais e ga­nhou no jo­go da me­mó­ria. A te­la faz par­te de uma das me­sas di­gi­tais ce­di­das pe­la pre­fei­tu­ra, on­tem, pa­ra 10 ins­ti­tui­ções que aten­dem a par­te pe­da­gó­gi­ca na área da edu­ca­ção es­pe­ci­al. O even­to ocor­reu na se­de do Par­que So­ci­al, no Itai­ga­ra.

En­tre as en­ti­da­des es­tá a As­so­ci­a­ção de Ami­gos do Au­tis­ta da Bahia (AMA), da qual Ak­ka­ni faz par­te há 1 ano e meio. Pa­ra a mãe do ga­ro­to, Barbara Agui­ar, o equi­pa­men­to vai ser útil pa­ra o apren­di­za­do do fi­lho, que ain­da tem di­fi­cul­da­des pa­ra se co­mu­ni­car. “Vai pos­si­bi­li­tar uma me­lho­ria no apren­di­za­do e de­sen­vol­ver mais a aten­ção de­le”, opi­nou.

Além da AMA, tam­bém re­ce­be­ram os equi­pa­men­tos a As­so­ci­a­ção de Pais e Ami­gos dos Ex­cep­ci­o­nais (Apae), Ins­ti­tu­to de On­co­lo­gia da Bahia, Ins­ti­tu­to Gu­a­na­ba­ra, As­so­ci­a­ção Bahi­a­na de Re­cu­pe­ra­ção, Fun­da­ção Ci­da­de Mãe, Evo­lu­ção, Nú­cleo de Aten­di­men­to à Cri­an­ça com Pa­ra­li­sia Ce­re­bral (NACPC), Obras So­ci­ais Ir­mã Dul­ce (Osid) e As­so­ci­a­ção de Pais e Ami­gos de De­fi­ci­en­tes Au­di­ti­vos do Es­ta­do da Bahia (Apa­da).

Se­gun­do Fer­nan­da An­dra­de, di­re­to­ra da Di­gi­tal Bo­oks, que é dis­tri­bui­do­ra das me­sas di­gi­tais em Sal­va­dor, ca­da equi­pa­men­to tem ins­ta­la­do 13 aplicativos que tra­ba­lham di­ver­sas áre­as de co­nhe­ci­men­to. “A me­sa tem o fo­co pa­ra en­si­no fun­da­men­tal 1 e 2 e tra­ba­lha com cri­an­ças com vá­ri­os ti­pos de de­fi­ci­ên­cia”, co­men­tou ela.

Pa­ra o pre­fei­to ACM Ne­to, que par­ti­ci­pou da en­tre­ga dos equi­pa­men­tos, as me­sas vão au­xi­li­ar no en­si­no das ins­ti­tui­ções, que já tra­ba­lham com di­fi­cul­da­de. “É uma im­por­tan­te ação pa­ra as en­ti­da­des. Uma ma­nei­ra com­ple­men­tar pa­ra o en­si­no das cri­an­ças com de­fi­ci­ên­cia, com um con­teú­do ri­co e va­ri­a­do”, de­cla­rou Ne­to.

Por cau­sa da lei elei­to­ral, o pre­fei­to e as ins­ti­tui­ções as­si­na­ram um ter­mo de con­ces­são dos equi­pa­men­tos e so­men­te no pró­xi­mo ano é que a do­a­ção vai ser con­cre­ti­za­da.

To­das as en­ti­da­des que re­ce­be­ram os equi­pa­men­tos já ti­nham con­vê­nio com a pre­fei­tu­ra há pe­lo me­nos cin­co anos. Se­gun­do a se­cre­tá­ria de Pro­mo­ção So­ci­al, Es­por­te e Com­ba­te à Po­bre­za (Semps), Ana Pau­la Ma­tos, as me­sas já fo­ram tes­ta­das e apro­va­das pe­lo Con­se­lho Mu­ni­ci­pal das Pes­so­as com De­fi­ci­ên­cia. O va­lor de R$ 118 mil veio de uma emen­da par­la­men­tar pro­pos­ta pe­lo ve­re­a­dor Léo Pra­tes (DEM). “Es­se é um pro­je­to pi­lo­to, que tem um in­ves­ti­men­to al­to, mas o retorno de­ve ser mui­to im­por­tan­te pa­ra a gen­te”, afir­mou a se­cre­tá­ria.

Por en­quan­to, o equi­pa­men­to es­tá sen­do apro­va­do pe­las cri­an­ças, co­mo Ber­nar­do San­tos Cos­ta, 6, aten­di­do pe­lo NACPC. “Eu achei le­gal, gos­tei mais de ma­tar os ali­e­ní­ge­nas”, co­men­tou ele, que além de se di­ver­tir tam­bém po­dia ver co­mo for­mar pa­la­vras e até apren­der ou­tra lín­gua.

Cri­an­ças tes­tam me­sa di­gi­tal, que aju­da a de­sen­vol­ver ha­bi­li­da­des

Even­to no Par­que So­ci­al tam­bém con­tou com apre­sen­ta­ção de dan­ça

Pa­ra pre­fei­to, ini­ci­a­ti­va aju­da­rá na in­clu­são de cri­an­ças com de­fi­ci­ên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.