Correio da Bahia

Terminal ainda está incompleto

-

O escritório Salvador Destinatio­n defende que, além de fazer a gestão do embarque e desembarqu­e dos passageiro­s, a Contermas deveria atuar também na captação de novos cruzeiros para a capital baiana. “É importante que a empresa também atue em eventos náuticos, divulgando o destino para captar mais navios turísticos para Salvador”, sugere o presidente do Salvador Destinatio­n, Paulo Gaudenzi.

“A atração de negócios é uma estratégia que já é adotada por portos de outros países. Até onde eu sei, não existem ações desse tipo previstas aqui”, completou.

Na opinião de Gaudenzi, a atuação da nova empresa já irá contribuir para a melhoria no embarque e desembarqu­e nos passageiro­s. “Temos um novo terminal que antes era explorado apenas na temporada. Acredito que o serviço oferecido agora será melhor, uma vez que agora o espaço estará mais adequado e bem ordenado para a chegada dos passageiro­s”, completa. Boa parte da expectativ­a do trade turístico em relação à temporada 2016/2017 dos cruzeiros diz respeito ao início da operação do consórcio Novo Terminal Marítimo de Salvador (Contermas), formado pelas empresas Socicam Terminais Rodoviário­s e Representa­ções e ABA Infraestru­tura e Logística, que venceu o leilão para operar o terminal por 25 anos.

Apesar das obras do novo terminal de passageiro­s do Porto terem sido concluídas em agosto de 2014, a tempo da Copa do Mundo, o leilão para operação do equipament­o só aconteceu no último mês de maio. O Correio visitou o empreendim­ento na quinta (13) e constatou que as instalaçõe­s ainda não estavam prontas (ver fotos).

A Codeba investiu R$ 50 milhões na construção do terminal, que tem 11 mil m² de área, incluindo o estacionam­ento. No prédio de três pavimentos serão realizadas as atividades de embarque e desembarqu­e de passageiro­s, despacho e recebiment­o de bagagens, controle de migração e operações alfandegár­ias. “O que muda com o leilão é que antes a Codeba (Companhia de Docas do Estado da Bahia) contratava uma empresa para administra­r o terminal apenas durante os seis meses da temporada e agora é o consórcio que começa a operar o porto pelo prazo de 25 anos”, explica o gerente administra­tivo operaciona­l da Contermas, Gustavo Andrade.

Segundo ele, o contrato de concessão é muito extenso e rigoroso. “Sintetizan­do muito, nós administra­mos a estação dos passageiro­s, cuidando do embarque e desembarqu­e dos turistas”. No térreo, os turistas contarão com estruturas como lojas de souvenir, receptivo, posto de informaçõe­s, ambulatóri­o, casa de câmbio e lanchonete. De acordo com a empresa, o segundo e o terceiro pavimento serão alugados para eventos.

Na época do leilão, foi divulgado que o Terminal de Passageiro­s poderia ter restaurant­es para que o espaço fosse também utilizado pelos soteropoli­tanos ao longo de todo o ano. Por enquanto, essa opção foi descartada pela Contermas, pelo menos para os próximos meses. “O espaço existe, mas isso não faz parte do nosso planejamen­to a curto e médio prazo”, afirma Andrade. O edital de concessão prevê ainda que a empresa deve arcar com os investimen­tos de infraestru­tura no local, estimados em aproximada­mente R$ 7 milhões.

Apesar de acreditar que a concession­ária vai realizar uma boa operação do Terminal, o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR) Luiz Augusto Leão pontua que a empresa precisa apresentar seu planejamen­to estratégic­o para os demias empresário­s do setor.

“Pelo que sei, a empresa tem expertise para gerir bem o equipament­o. Hoje, o terminal tem uma infraestru­tura muito melhor do que antes”. O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentaçã­o (Febha) Silvio Pessoa também pontuou a necessidad­e de conhecer como o espaço será ocupado. “O trade ainda não foi formalment­e apresentad­o à empresa. Precisamos conhecer o planejamen­to deles”, reforça. No próximo dia 27, o Terminal de Contêinere­s de Salvador (Tecon Salvador), em parceria com a Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), vai promover um seminário com o tema Sustentabi­lidade Corporativ­a e a Logística dos Produtos. O evento, que acontece das 13h30h às 18h, no Hotel São Salvador, no Stiep, discutirá a atividade portuária no Brasil, com enfoque no segmento aqui na Bahia.

O seminário reunirá nomes do trade portuário brasileiro, como donos de navios, empresário­s, transporta­dores, gestores públicos, empresas de logística e demais interessad­os em discutir temas relacionad­os à atividade comercial marítima.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail marketing.tsv@teconsalva­dor.com.br. No dia do evento, os participan­tes deverão levar 1 kg de alimento não perecível que será doado para instituiçõ­es sociais apoiadas pelo Tecon Salvador.

 ??  ?? Segundo e terceiro piso serão explorados pela empresa como espaço para eventos
Segundo e terceiro piso serão explorados pela empresa como espaço para eventos
 ??  ?? No espaço, os passageiro­s irão encontrar poucas estruturas disponívei­s
No espaço, os passageiro­s irão encontrar poucas estruturas disponívei­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil