No por­tal

Correio da Bahia - - Front Page -

O fa­mo­so e im­po­nen­te bam­bu­zal que or­na a en­tra­da do ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal de Sal­va­dor co­me­çou a pas­sar por um pro­ces­so de po­da e re­ti­ra­da de ar­bus­tos que de­ve­rá se es­ten­der du­ran­te to­da a se­ma­na, a fim de re­du­zir os ris­cos de que­da dos cau­les. De acor­do com a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Ma­nu­ten­ção (Se­man), es­sa é uma ação pre­ven­ti­va e se­rão re­mo­vi­das ape­nas as plan­tas mor­tas.

A ope­ra­ção en­vol­ve 30 pro­fis­si­o­nais, dois ca­mi­nhões-muncks e três ca­mi­nhões de re­co­lhi­men­to. A ex­pec­ta­ti­va é que se­jam re­ti­ra­das, até o fi­nal da ope­ra­ção, en­tre 15 e 20 to­ne­la­das de ve­ge­ta­ção. “A ideia é que se­jam re­mo­vi­das as par­tes mor­tas pa­ra me­lho­rar o vi­gor do bam­bu­zal e me­lho­rar a se­gu­ran­ça das ca­mi­nha­das de qu­em usa as cal­ça­das”, afir­mou se­cre­tá­rio Mar­cí­lio Bas­tos, da Se­man.

A pri­mei­ra ação fei­ta no bam­bu­zal pe­la se­cre­ta­ria foi a des­to­ca (re­ti­ra­da pe­la raiz), em 2013. Se­gun­do a as­ses­so­ria, es­sa re­ti­ra­da abriu es­pa­ço pa­ra que os bam­bus no­vos pos­sam ocu­par uma área mai­or. Nos úl­ti­mos dois anos, a po­da­gem foi re­a­li­za­da, po­rém, em me­nor pro­por­ção. O pro­ces­so de­ve ser re­a­li­za­do de ano em ano, em fun­ção do cres­ci­men­to da ve­ge­ta­ção.

A Se­man es­pe­ra que, com a no­va po­da, os bam­bus cres­çam mais, che­gan­do até a 4 me­tros de al­tu­ra. Se­gun­do a as­ses­so­ria da pas­ta, a po­da tam­bém di­mi­nui as pra­gas e, com me­nos ve­ge­ta­ção mor­ta ao re­dor, os bam­bus po­dem su­gar mais nu­tri­en­tes da ter­ra.

“É uma coi­sa lin­da! Dá uma paz, faz aque­la re­fle­xão e, in­clu­si­ve, con­tras­ta com es­sa coi­sa mais ur­ba­na de Sal­va­dor”, ava­li­ou a psi­có­lo­ga Pa­trí­cia La­vig­ne, 70 anos, tu­ris­ta do Rio de Ja­nei­ro que pas­sou pe­lo lo­cal on­tem.

O ser­vi­ço de po­da e er­ra­di­ca­ção de ár­vo­res tem co­mo ba­se a Lei Mu­ni­ci­pal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.