Par­la­men­ta­res do PT exi­gem no­vo co­man­do e ame­a­çam dei­xar a si­gla

Correio da Bahia - - Brasil -

RACHA NO PAR­TI­DO Um gru­po com cer­ca de 40 par­la­men­ta­res do PT que in­te­gram cin­co cor­ren­tes mi­no­ri­tá­ri­as do par­ti­do, em sua mai­o­ria com­pos­to por de­pu­ta­dos fe­de­rais, de­ci­diu on­tem co­brar a tro­ca da atu­al cú­pu­la pe­tis­ta, sob ame­a­ças de de­ban­da­da da si­gla. Ba­ti­za­do de “Mu­da PT”, o gru­po re­sol­veu con­vo­car um encontro na­ci­o­nal nos di­as 3 e 4 de de­zem­bro, pa­ra de­ba­ter os ru­mos da le­gen­da e exi­gir mu­dan­ças no co­man­do.

“Nós não que­re­mos in­di­vi­du­a­li­zar a crí­ti­ca nem es­ta­mos dan­do um ul­ti­ma­to, mas a ideia de que tu­do o que so­fre­mos vem do ata­que da di­rei­ta im­pe­de um de­ba­te crí­ti­co”, dis­se o se­cre­tá­rio de For­ma­ção Po­lí­ti­ca do PT, Car­los Hen­ri­que Ára­be. Em­bo­ra par­la­men­ta­res que com­põem o gru­po ar­gu­men­tem, nos bas­ti­do­res, que po­de ocor­rer no­va de­ban­da­da se não hou­ver mu­dan­ças de prá­ti­cas in­ter­nas, Ára­be mi­ni­mi­zou o racha. “Que­re­mos oxi­ge­nar o PT”, re­a­fir­mou.

Ao fim da ple­ná­ria, re­a­li­za­da em Bra­sí­lia, o gru­po “Mu­da PT” apro­vou uma de­cla­ra­ção po­lí­ti­ca, con­vo­can­do os mi­li­tan­tes do par­ti­do a ocu­pa­rem as ru­as em de­fe­sa de um “gran­de e ime­di­a­to” Con­gres­so da si­gla que se­ja ca­paz de apre­sen­tar no­va es­tra­té­gia e pro­gra­ma par­ti­dá­rio, além de ele­ger ou­tros di­re­ção na­ci­o­nal pe­tis­ta.

“A vi­da nos exi­ge co­ra­gem e o que nos une é a dis­po­si­ção de mu­dar o PT. A atu­al mai­o­ria do par­ti­do, além de se ne­gar a re­a­gir à gra­vi­da­de do mo­men­to que vi­ve­mos, quer li­mi­tar o de­ba­te par­ti­dá­rio a re­a­li­zar ou não um PED (Pro­ces­so de Elei­ções Di­re­tas). Nos­sos so­nhos não ca­bem nes­ses ar­ti­fí­ci­os bu­ro­crá­ti­cos”, diz o ma­ni­fes­to. Pre­o­cu­pa­do com o prin­cí­pio de re­be­lião in­ter­na, o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va já avi­sou aos di­ri­gen­tes das prin­ci­pais cor­ren­tes do PT que não se­rá can­di­da­to ao co­man­do da le­gen­da e es­tá pe­din­do às ten­dên­ci­as uma “re­pac­tu­a­ção” in­ter­na pa­ra su­pe­rar a mai­or cri­se da his­tó­ria do par­ti­do.

Lu­la não es­con­de a apre­en­são com o racha e in­sis­te na ne­ces­si­da­de de dei­xar de la­do dis­pu­tas en­tre gru­pos, fa­zer uma au­to­crí­ti­ca e as­su­mir o pa­pel de opo­si­ção “pro­po­si­ti­va” ao go­ver­no do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB). A cú­pu­la pe­tis­ta te­me a pos­si­bi­li­da­de de pri­são de Lu­la e acre­di­ta que o go­ver­no pe­e­me­de­bis­ta ori­en­tou a Po­lí­cia Fe­de­ral a “ani­qui­lar” o PT.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.