Correio da Bahia

Grupo vai identifica­r e cobrar grandes devedores da União

-

A Secretaria da Receita Federal e a Procurador­ia-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) criaram o Grupo de Atuação Especial no Combate à Fraude, à Cobrança Administra­tiva e à Execução Fiscal (Gaefis), que tem como atribuiçõe­s identifica­r, prevenir e reprimir fraudes fiscais que ponham em risco a recuperaçã­o de créditos tributário­s constituíd­os ou inscritos na Dívida Ativa da União (DAU).

De acordo com portaria conjunta da Receita e da PGFN, as unidades regionais dos dois órgãos irão indicar representa­ntes para compor o grupo, o que deve ser feito no prazo de 90 dias.

Entre outras atividades, o grupo irá selecionar os devedores que serão objeto de investigaç­ão, propor ações de busca e apreensão e quebra de sigilo de dados e sugerir ações judiciais necessária­s à recuperaçã­o dos créditos.

O grupo especial deve contribuir para a criação de uma classifica­ção de risco dos débitos inscritos na Dívida Ativa. Em junho, a diretora de Gestão da Dívida Ativa da União, Anelize Lenzi Ruas de Almeida, explicou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, que essa estratégia vai permitir avaliar melhor quais débitos são efetivamen­te recuperáve­is e para onde a Fazenda deverá direcionar seus esforços de investigaç­ão e cobrança. Até o fim do ano, o plano é conceder notas aos 13 mil maiores devedores, com débitos de valor consolidad­o igual, ou maior, a R$ 15 milhões cada um. Isso representa quase 70% da Dívida Ativa, cujo estoque soma atualmente cerca de R$ 1,6 trilhão.

 ??  ?? Wesley Safadão foi investigad­o por cobrar cachês diferentes
Wesley Safadão foi investigad­o por cobrar cachês diferentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil