Correio da Bahia

Os petistas sapiens sabiam

-

Entre os petistas, a questão não é ser ou não ser, é saber ou não saber, eis a delação. Delação porque, como eles sempre dizem que não sabem de nada, só elas para mostrar que eles sabiam de tudo. E foi assim, entre declaraçõe­s repetidas de não saber e desconfian­ças da população de que eles sempre souberam, que eles perderam quase todo o poder que tiveram um dia e que usaram para... Bem, pensei em escrever esta trilha respondend­o ao ex-presidente Lula, que publicou um texto terça-feira, na Folha de SP, o “Por que querem me condenar”, merecedor de respostas daqueles que, como eu, pensamos o Brasil e escrevemos nos jornais. Mas como responder a Lula se ele diz apenas que é inocente e que não tem nada a ver com a maior roubalheir­a praticada contra o Brasil nos últimos 500 anos? Talvez maior que a saída de Dom João VI do Brasil colônia, levando todo o ativo do Banco do Brasil para o Reino Português. A desconfian­ça é que os petistas sapiens que, dizem, não sabiam de nada, tentaram construir um Estado paralelo de bandeira petista, com o patrimônio do Estado brasileiro, mantendo, inclusive, um exército para garantir a transferên­cia. Li, ontem, que Eva Chiavon, esposa de Francisco Chiavon, o “Chicão do MST”, agora faz parte da equipe de Lindberg Farias. Desde o início da gestão petista, Eva passeia por dezenas de cargos federais e estaduais petistas e, na secretaria-geral do Ministério da Defesa de Dilma Rousseff, levou um decreto para a assinatura da presidente que transferia poderes do Exército Brasileiro para o Ministério da Defesa. O decreto tomava dos comandante­s militares poderes como a transferên­cia para a reserva de oficiais superiores, intermediá­rios e subalterno­s, e a reforma de oficiais da ativa. O Ministério da Defesa que receberia os poderes estava com quem? Com Jaques Wagner.

Dilma Rousseff disse que não sabia de nada do decreto, assim como disse que ignorava o “preju” que a compra de Pasadena deu à Petrobras, coisa de US$ 792,3 milhões. Três delatores, aqueles que resolvem a questão petista de saber ou não saber, delataram que todos sabiam de tudo, que a compra de Pasadena envolveu propina, que os três - Delcídio Amaral, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró – receberam até US$ 1,5 milhão pelo negócio considerad­o o pior da história da empresa estatal. E por que Lula, presidente do Brasil, Gabrielli, presidente da Petrobras, e Dilma Rousseff, presidente do conselho da Petrobras, os três recebendo ótimos salários para defender os interesses do Brasil, compraram Pasadena?

Se alguém ainda acredita no texto que Lula dirigiu ao país terça-feira deve concluir, também, que durante a Presidênci­a da República ele sequer sabia que era o presidente do Brasil. Que Lula é um idiota, como o Cândido de Voltaire, cercado de espertalhõ­es que o enganaram durante oito anos de Presidênci­a e quatro anos da copresidên­cia com Dilma. É? Mas se sabia de tudo, como a lógica sugere, o homem sapiens petista é o comandante em chefe de um projeto tenebroso que levou o Brasil à bancarrota, mas que, felizmente, foi impedido antes de chegar à solução final.

Como responder a Lula se ele diz apenas que é inocente e que não tem nada a ver com a maior roubalheir­a praticada contra o Brasil nos últimos 500 anos? Talvez maior que a saída de Dom João VI do Brasil colônia, levando todo o ativo do Banco do Brasil para o Reino Português. A desconfian­ça é que os petistas sapiens que, dizem, não sabiam de nada,

tentaram construir um Estado paralelo de bandeira petista, com o patrimônio

do Estado brasileiro

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil