Correio da Bahia

Mais vagas para carros na Barra e Centro Histórico

- Thais Borges e Alexandro Mota redacao@correio24h­oras.com.br

Praticamen­te do lado do Farol da Barra, o Boteco do Farol pode dizer que tem uma vista privilegia­da. Mas nem a vista, nem o serviço evitam uma reclamação comum entre os clientes: não tem onde estacionar. “A maioria dos clientes, 90%, reclamam. A Barra está uma beleza, mas o problema é esse. Quem quer curtir não quer andar. Tem que parar o carro no shopping e vir andando”, disse o subgerente do estabeleci­mento, Jair Fernandes.

Mas isso pode mudar nos próximos meses. Um edital da Secretaria Municipal do Desenvolvi­mento, Trabalho e Emprego (Sedes) vai oferecer incentivos fiscais a empresas para estimular a implantaçã­o, reforma e ampliação de estacionam­entos na Barra e também no Centro Histórico (Pelourinho).

O documento, previsto para ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de hoje, é a primeira iniciativa do Programa de Incentivo ao Desenvolvi­mento Sustentáve­l e Inovação (Pidi), que ainda deve atingir o Comércio e a Península de Itapagipe. O Pidi foi aprovado pela Câmara Municipal em 2015 e tem como objetivo fomentar o desenvolvi­mento econômico sustentáve­l, recuperand­o imóveis de forma que sejam gerados trabalho e renda.

A depender do segmento econômico, o empreendim­ento pode ter até 50% do valor investido na construção revertido em créditos tributário­s para pagamento do IPTU e do ISS.

Prefeitura lança edital que prevê incentivo fiscal a estacionam­entos

EXPECTATIV­A DE MELHORA

No caso das empresas de estacionam­ento, o incentivo pode chegar a 40% - mas com um teto de até R$ 3 milhões. “Desde que a prefeitura fez a revitaliza­ção da Barra, havia a reivindica­ção de comerciant­es e moradores quanto à carência de estacionam­ento. Mas não cabe à prefeitura investir diretament­e nisso. Quem faz o papel de empreender é a iniciativa privada. O que cabe à prefeitura é criar políticas públicas que possibilit­em ao empreended­or montar o seu ne-

 ??  ??
 ??  ?? A gerente Ana Paula Lima se queixa da falta de vagas no Pelourinho
A gerente Ana Paula Lima se queixa da falta de vagas no Pelourinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil