Mais va­gas pa­ra car­ros na Bar­ra e Cen­tro His­tó­ri­co

Correio da Bahia - - Mais - Thais Bor­ges e Ale­xan­dro Mo­ta re­da­cao@cor­rei­o24ho­ras.com.br

Pra­ti­ca­men­te do la­do do Fa­rol da Bar­ra, o Bo­te­co do Fa­rol po­de di­zer que tem uma vis­ta pri­vi­le­gi­a­da. Mas nem a vis­ta, nem o ser­vi­ço evi­tam uma re­cla­ma­ção co­mum en­tre os cli­en­tes: não tem on­de es­ta­ci­o­nar. “A mai­o­ria dos cli­en­tes, 90%, re­cla­mam. A Bar­ra es­tá uma be­le­za, mas o pro­ble­ma é es­se. Quem quer cur­tir não quer an­dar. Tem que pa­rar o car­ro no shop­ping e vir an­dan­do”, dis­se o sub­ge­ren­te do es­ta­be­le­ci­men­to, Jair Fer­nan­des.

Mas is­so po­de mudar nos pró­xi­mos me­ses. Um edi­tal da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal do De­sen­vol­vi­men­to, Tra­ba­lho e Em­pre­go (Se­des) vai ofe­re­cer in­cen­ti­vos fis­cais a em­pre­sas pa­ra es­ti­mu­lar a im­plan­ta­ção, re­for­ma e am­pli­a­ção de es­ta­ci­o­na­men­tos na Bar­ra e tam­bém no Cen­tro His­tó­ri­co (Pe­lou­ri­nho).

O do­cu­men­to, pre­vis­to pa­ra ser pu­bli­ca­do no Diá­rio Ofi­ci­al do Mu­ni­cí­pio (DOM) de ho­je, é a pri­mei­ra ini­ci­a­ti­va do Pro­gra­ma de In­cen­ti­vo ao De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel e Ino­va­ção (Pi­di), que ain­da de­ve atin­gir o Co­mér­cio e a Pe­nín­su­la de Ita­pa­gi­pe. O Pi­di foi apro­va­do pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal em 2015 e tem co­mo ob­je­ti­vo fo­men­tar o de­sen­vol­vi­men­to econô­mi­co sus­ten­tá­vel, re­cu­pe­ran­do imó­veis de for­ma que se­jam ge­ra­dos tra­ba­lho e ren­da.

A de­pen­der do seg­men­to econô­mi­co, o em­pre­en­di­men­to po­de ter até 50% do va­lor in­ves­ti­do na cons­tru­ção re­ver­ti­do em cré­di­tos tri­bu­tá­ri­os pa­ra pa­ga­men­to do IPTU e do ISS.

Pre­fei­tu­ra lan­ça edi­tal que pre­vê in­cen­ti­vo fis­cal a es­ta­ci­o­na­men­tos

EX­PEC­TA­TI­VA DE ME­LHO­RA

No ca­so das em­pre­sas de es­ta­ci­o­na­men­to, o in­cen­ti­vo po­de che­gar a 40% - mas com um te­to de até R$ 3 mi­lhões. “Des­de que a pre­fei­tu­ra fez a re­vi­ta­li­za­ção da Bar­ra, ha­via a rei­vin­di­ca­ção de co­mer­ci­an­tes e mo­ra­do­res quan­to à ca­rên­cia de es­ta­ci­o­na­men­to. Mas não ca­be à pre­fei­tu­ra in­ves­tir di­re­ta­men­te nis­so. Quem faz o pa­pel de em­pre­en­der é a ini­ci­a­ti­va pri­va­da. O que ca­be à pre­fei­tu­ra é cri­ar po­lí­ti­cas pú­bli­cas que pos­si­bi­li­tem ao em­pre­en­de­dor mon­tar o seu ne-

A ge­ren­te Ana Pau­la Li­ma se quei­xa da fal­ta de va­gas no Pe­lou­ri­nho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.