24h

Correio da Bahia - - Vida -

O so­nho do pe­que­no Sa­mir Gon­çal­ves, 9 anos, é ser di­re­tor de ci­ne­ma. Ad­mi­ra­dor da sé­ti­ma ar­te, ele des­co­briu uma no­va pai­xão on­tem, quan­do foi ao te­a­tro pe­la pri­mei­ra vez, as­sis­tir ao es­pe­tá­cu­lo A Má­qui­na Que Do­bra o Na­da. A pe­ça, ven­ce­do­ra do prê­mio Bras­kem de Te­a­tro 2015 na ca­te­go­ria es­pe­tá­cu­lo in­fan­to­ju­ve­nil, foi apre­sen­ta­da pe­lo pro­je­to Do­min­go no TCA, do Te­a­tro Cas­tro Al­ves.

“Achei tu­do mui­to cri­a­ti­vo e es­sa pri­mei­ra vez foi mui­to le­gal. Eu ima­gi­na­va (que o te­a­tro) fos­se co­mo o ci­ne­ma, mas, en­quan­to lá é tu­do fil­ma­do, aqui é ao vi­vo. Mas ain­da não dá pa­ra es­co­lher o me­lhor, os dois são mui­to bons”, con­tou o ga­ro­to, que mo­ra em Ca­ja­zei­ras. A ideia de le­vá-lo foi da mãe, a as­sis­ten­te ad­mi­nis­tra­ti­va Si­mo­ne No­va­es, 28.

Ela já es­tá acos­tu­ma­da a ver o fi­lho exer­ci­tar os do­tes ar­tís­ti­cos em ca­sa. “Ele gos­ta de fa­zer pe­ças com os bo­ne­cos, gos­ta de fil­mar, de atu­ar... E, já que ele gos­ta, é bom co­lo­car des­de ce­do pa­ra que es­co­lha qual ti­po de ar­te o em­po­de­ra”, afir­mou a mãe. En­quan­to o ga­ro­to não es­co­lhe qual ca­mi­nho ar­tís­ti­co quer tri­lhar, ele pro­me­te: não vai dei­xar de fre­quen­tar nem o ci­ne­ma, nem o te­a­tro.

Mas não foi só Sa­mir que se em­pol­gou com o es­pe­tá­cu­lo, que con­ta a his­tó­ria da ami­za­de en­tre um me­ni­no cha­ma­do Ot­to e um ci­en­tis­ta que ten­ta cri­ar uma má­qui­na com a ca­pa­ci­da­de de do­brar o na­da. Pa­ra fa­zer jus­ti­ça à pre­mis­sa, a mon­ta­gem é re­che­a­da de ele­men­tos que tra­du­zam a fan­ta­sia – des­de as co­res, a fu­ma­ça, as co­re­o­gra­fi­as e as mú­si­cas can­ta­das ao vi­vo. Com 10 ato­res e três mú­si­cos no elen­co, ain­da há ins­pi­ra­ção em po­e­si­as e ne­o­lo­gis­mos do es­cri­tor ma­to­gros­sen­se Ma­no­el de Bar­ros, mor­to em 2014. O ce­ná­rio aju­da: tu­do é mó­vel, pa­ra ser cons­truí­do e, em se­gui­da, des­cons­truí­do pe­los ato­res no pal­co.

Atra­ção do Do­min­go no TCA, o es­pe­tá­cu­lo A Má­qui­na que Do­bra o Na­da en­can­tou crianças e adul­tos com sua his­tó­ria poética

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.