Fran­ça co­me­ça a des­mon­tar o cam­po de re­fu­gi­a­dos de Ca­lais

Correio da Bahia - - Mundo -

EUROPA O go­ver­no da Fran­ça co­me­çou on­tem a des­mon­tar o cam­po de re­fu­gi­a­dos de Ca­lais, co­nhe­ci­do co­mo “A Sel­va”, no Ca­nal In­glês, que se tor­nou um sím­bo­lo da fa­lha da Europa em ad­mi­nis­trar o flu­xo de imi­gran­tes e re­fu­gi­a­dos em su­as fron­tei­ras. Cen­te­nas de re­fu­gi­a­dos e imi­gran­tes car­re­gan­do seus pou­cos per­ten­ces for­ma­ram fi­las pa­ra en­trar em ôni­bus es­ta­ci­o­na­dos na par­te ex­ter­na do cam­po. Ob­ser­va­dos de per­to por mais de 1.200 po­li­ci­ais, os imi­gran­tes e re­fu­gi­a­dos co­me­ça­ram a ser dis­tri­buí­dos pa­ra cen­tros de re­cep­ção ao re­dor da Fran­ça, on­de eles po­de­rão fa­zer pe­di­dos de asi­lo. O cam­po de Ca­lais pas­sa­rá por uma ope­ra­ção de uma se­ma­na. Ho­téis e até cas­te­los es­tão en­tre as cen­te­nas de es­ta­be­le­ci­men­tos que as au­to­ri­da­des trans­for­ma­ram em abri­gos tem­po­rá­ri­os.

“Es­sa é uma ope­ra­ção que que­re­mos que se­ja pa­cí­fi­ca e sob con­tro­le. Até o mo­men­to, ela é”, dis­se o mi­nis­tro do In­te­ri­or fran­cês, Ber­nard Ca­ze­neu­ve, em Pa­ris. De acor­do com as au­to­ri­da­des, há cer­ca de 6.500 imi­gran­tes e re­fu­gi­a­dos em Ca­lais, que ten­tam che­gar ao Rei­no Uni­do. Gru­pos hu­ma­ni­tá­ri­os afir­mam que há mais de 8.300 pes­so­as no lo­cal. O cam­po de Ca­lais, que cres­ceu ver­ti­gi­no­sa­men­te em 18 me­ses não re­ce­bia aju­da do Es­ta­do. Gru­pos hu­ma­ni­tá­ri­os e cen­te­nas de vo­lun­tá­ri­os bri­tâ­ni­cos for­ne­ci­am ma­te­ri­ais pa­ra ne­ces­si­da­des bá­si­cas. O cam­po se trans­for­mou em uma es­pé­cie de fa­ve­la na qual as ten­sões se de­sen­vol­ve­ram, ami­za­des se for­ma­ram e gru­pos de con­tra­ban­do cres­ce­ram. Ten­ta­ti­vas an­te­ri­o­res de re­sol­ver a cri­se no cam­po de Ca­lais não de­ram cer­to. O lo­cal é a prin­ci­pal en­tra­da con­ti­nen­tal da Europa pa­ra o Rei­no Uni­do.

O con­tin­gen­te de 1,2 mil po­li­ci­ais foi mo­bi­li­za­do pa­ra o iní­cio da ope­ra­ção, que de­ve du­rar uma se­ma­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.