Mo­ro in­ti­ma dez de­la­to­res em ação con­tra Lu­la

Correio da Bahia - - Brasil -

LA­VA JA­TO O juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro mar­cou on­tem os de­poi­men­tos de 10 de­la­to­res, do ex-de­pu­ta­do Pe­dro Cor­rêa e do pe­cu­a­ris­ta Jo­sé Carlos Bum­lai co­mo tes­te­mu­nhas de acu­sa­ção em ação pe­nal na qual é réu o ex-pre­si­den­te Luiz Inácio Lu­la da Sil­va. O pe­tis­ta é acu­sa­do de cor­rup­ção pas­si­va e lavagem de di­nhei­ro no es­que­ma de car­tel e pro­pi­nas na Petrobras. A de­nún­cia do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral sus­ten­ta que ele re­ce­beu R$ 3,7 mi­lhões em be­ne­fí­cio pró­prio – de um va­lor de R$ 87 mi­lhões de cor­rup­ção – da em­prei­tei­ra OAS, en­tre 2006 e 2012. As acu­sa­ções con­tra Lu­la são re­la­ti­vas ao re­ce­bi­men­to de van­ta­gens ilí­ci­tas da em­prei­tei­ra OAS por meio de um tri­plex no Gu­a­ru­já, no li­to­ral de São Paulo, e ao ar­ma­ze­na­men­to de bens do acer­vo pre­si­den­ci­al, man­ti­dos pe­la Gra­ne­ro de 2011 a 2016.

Além de Lu­la e sua mu­lher, vi­ra­ram réus Paulo Oka­mot­to, pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Lu­la, Jo­sé Adel­má­rio Pi­nhei­ro, o Léo Pi­nhei­ro, ex-pre­si­den­te da OAS, Paulo Gor­di­lho, ar­qui­te­to e ex-exe­cu­ti­vo da OAS, Age­nor Fran­klin Magalhães Me­dei­ros, ex-exe­cu­ti­vo da OAS, Fá­bio Ho­ri Yo­na­mi­ne, ex-pre­si­den­te da OAS In­ves­ti­men­tos, e Ro­ber­to Mo­rei­ra Fer­rei­ra, li­ga­do à OAS. O ma­gis­tra­do mar­cou pa­ra 21 de no­vem­bro, às 14h, a oi­ti­va de qua­tro de­la­to­res: o em­pre­sá­rio Au­gus­to Ri­bei­ro de Men­don­ça Ne­to, os exe­cu­ti­vos Dal­ton dos San­tos Avan­ci­ni e Edu­ar­do Her­me­li­no Lei­te, li­ga­dos à Ca­mar­go Cor­rêa, e o ex-se­na­dor Del­cí­dio Ama­ral (ex-PT/MS).

Dois di­as de­pois, em 23 de no­vem­bro, no mes­mo ho­rá­rio, es­tão pro­gra­ma­dos os de­poi­men­tos de mais qua­tro de­la­to­res: o ex-de­pu­ta­do Pe­dro Cor­rêa, o ex-di­re­tor de Abas­te­ci­men­to da Petrobras Paulo Ro­ber­to Cos­ta, o ex-di­re­tor da área In­ter­na­ci­o­nal da es­ta­tal Nes­tor Cer­ve­ró e o ex-gerente exe­cu­ti­vo da com­pa­nhia Pe­dro Ba­rus­co. Pe­dro Cor­rêa as­si­nou acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da com a Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca. O con­tra­to, no en­tan­to, não foi acei­to pe­lo Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) e te­rá de pas­sar por ajus­tes nos fa­tos re­la­ta­dos nos ter­mos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.