24h Após anún­cio do FBI, Trump diz que Hil­lary pen­sa ser ‘aci­ma da lei’

Correio da Bahia - - Mundo -

ELEI­ÇÃO De­pois que o FBI, agên­cia de in­ves­ti­ga­ção ame­ri­ca­na, in­for­mou on­tem que irá re­a­brir as in­ves­ti­ga­ções so­bre os e-mails da can­di­da­ta de­mo­cra­ta à Pre­si­dên­cia dos EUA, Hil­lary Clin­ton, o re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump agiu ime­di­a­ta­men­te e dis­se que a can­di­da­ta co­lo­cou a se­gu­ran­ça dos Estados Unidos em ris­co ao usar seu e-mail pes­so­al. Trump apro­vei­tou pa­ra usar o ar­gu­men­to de que Hil­lary pen­sa que es­tá aci­ma da lei, al­go que ele tem di­to du­ran­te to­da a cor­ri­da pre­si­den­ci­al.

O can­di­da­to do Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no dis­se que tem “gran­de res­pei­to” pe­lo fa­to do FBI e do De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça es­ta­rem ago­ra “ten­do a co­ra­gem de con­ser­tar os er­ros hor­rí­veis que fi­ze­ram” ao con­cluir as in­ves­ti­ga­ções mais ce­do. “Nós não po­de­mos dei­xar que ela le­ve seu es­que­ma cri­mi­nal pa­ra den­tro do Sa­lão Oval. Is­so é mai­or que o Wa­ter­ga­te”, dis­se se re­fe­rin­do ao es­cân­da­lo que le­vou à re­nún­cia do ex-pre­si­den­te Ri­chard Ni­xon.

O FBI di­vul­gou que irá in­ves­ti­gar se há in­for­ma­ções se­cre­tas nos e-mails re­cen­te­men­te des­co­ber­tos de Hil­lary. A agên­cia ha­via di­to em ju­lho que as in­ves­ti­ga­ções es­ta­vam com­ple­tas. Ago­ra, no en­tan­to, o di­re­tor do FBI, Ja­mes Co­mey, ale­gou em car­ta en­vi­a­da a lí­de­res do Con­gres­so on­tem que no­vos e-mails sur­gi­ram, le­van­do a agên­cia a “to­mar as ati­tu­des apro­pri­a­das”. As in­ves­ti­ga­ções ti­ve­ram iní­cio em 2015 de­pois que uma au­di­to­ria ob­ser­vou que Hil­lary, quan­do ocu­pa­va a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do, usou um ser­vi­dor pri­va­do de e-mails pa­ra en­vi­ar in­for­ma­ções con­fi­den­ci­ais. A cam­pa­nha de Hil­lary não res­pon­deu so­bre o as­sun­to e a can­di­da­ta se man­te­ve ca­la­da quan­do ques­ti­o­na­da pe­los re­pór­te­res quan­do saiu de seu avião, em Iowa.

Hil­lary Clin­ton se uniu à pri­mei­ra-da­ma do país, Mi­chel­le Oba­ma, pa­ra fa­zer co­mí­ci­os na Ca­ro­li­na do Nor­te, co­mo par­te do es­for­ço pa­ra der­ro­tar o can­di­da­to re­pu­bli­ca­no, Do­nald Trump, no es­ta­do. Des­de o co­me­ço do mês, Mi­chel­le Oba­ma entrou na cam­pa­nha de Hil­lary pa­ra con­ven­cer jo­vens elei­to­res a vo­tar na de­mo­cra­ta.

Hil­lary re­ce­be apoio de Mi­chel­le Oba­ma em re­ta fi­nal da cam­pa­nha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.