Correio da Bahia

Pacto pela Vida ajudou a reduzir mortes

-

Programas de segurança pública como o Pacto Pela Vida (PPV), específico­s para redução de homicídios, têm obtido sucesso na diminuição da violência em seus estados. É o que afirma o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima. “Se olhar para as reduções, as mais significat­ivas foram em estados que têm programas específico­s, como Alagoas, Ceará e São Paulo. Na Bahia, que tem o PPV, também houve redução”, salientou.

A Bahia conseguiu reduzir as Mortes Violentas Intenciona­is (MVI ) de 6.366, em 2014, para 6.338, em 2015. A taxa por 100 mil habitantes também caiu, de 42,1 para 41,7 (-0,9%). O coordenado­r do PPV e secretário estadual de Relações Institucio­nais, Cézar Lisboa, não quis comentar o anuário. Fora de Salvador, ele disse não ter tido acesso ao estudo, mas explicou o programa, defendendo a integração entre secretaria­s e outros poderes. “Instituído em 2011, seu objetivo é ter um olhar mais integrado sobre a questão da segurança, conseguind­o articular uma política de estado que envolva os três poderes. Também juntamos repressão ao crime com prevenção social”, citou.

Lima também entende que a integração entre poderes é o caminho. Ele cita o caso de Alagoas, que reduziu em 20% a taxa de MVI entre 2014 e 2015. “Foi o único estado que teve um programa de integração entre estado e União”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil