Po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos vol­tam ao tra­ba­lho

Correio da Bahia - - Mais -

O mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), Te­o­ri Za­vasc­ki, au­to­ri­zou o re­tor­no ao tra­ba­lho de qua­tro po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos sus­pei­tos de ten­tar obs­truir a Ope­ra­ção La­va Ja­to. Eles fo­ram pre­sos com a de­fla­gra­ção da Ope­ra­ção Métis, mas já fo­ram li­be­ra­dos. Na quin­ta-fei­ra, Te­o­ri sus­pen­deu os efei­tos da ope­ra­ção Métis no Se­na­do.

Na de­ci­são, o mi­nis­tro re­me­teu o processo da 10ª Va­ra Fe­de­ral do Dis­tri­to Fe­de­ral pa­ra o STF. A de­fe­sa do po­li­ci­al An­to­nio Ta­va­res, um dos pre­sos na ope­ra­ção, pe­dia a anu­la­ção do inqué­ri­to.

Com a de­ter­mi­na­ção de Te­o­ri, to­do o ma­te­ri­al re­co­lhi­do pe­los in­ves­ti­ga­do­res de­ve ser en­ca­mi­nha­do ao Su­pre­mo. Is­so in­clui as mais de dez ma­le­tas usa­das pe­los po­li­ci­ais nas var­re­du­ras re­a­li­za­das nos imó­veis a pe­di­do de se­na­do­res. As ma­le­tas se­ri­am usa­das pa­ra de­tec­tar a exis­tên­cia de es­cu­tas am­bi­en­tais.

“Sus­pen­sos os pro­ce­di­men­tos e os atos que lhes de­ram cau­sa, o re­tor­no dos po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos afas­ta­dos ao exer­cí­cio re­gu­lar de su­as fun­ções é con­sequên­cia na­tu­ral e ime­di­a­ta”, es­cre­veu Te­o­ri, em des­pa­cho as­si­na­do on­tem. “To­da­via, o mes­mo não se po­de di­zer da de­vo­lu­ção dos ob­je­tos apre­en­di­dos, que se acham vin­cu­la­dos ao inqué­ri­to de ori­gem”, ob­ser­vou o mi­nis­tro. Em ma­ni­fes­ta­ção ao STF, a Ad­vo­ca­cia do Se­na­do so­li­ci­tou a de­vo­lu­ção dos equi­pa­men­tos e do­cu­men­tos apre­en­di­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.