Pas­sos da mu­dan­ça

Correio da Bahia - - Front Page - JORDAN DAFNÉ, INTEGRANTE DA 11ª TUR­MA DO PRO­GRA­MA CORREIO DO FU­TU­RO

A re­da­ção do CORREIO foi in­va­di­da por uma ex­plo­são de co­res e ener­gia na tar­de de on­tem. O jor­nal re­ce­beu o grupo ca­ri­o­ca Dre­am Te­am do Pas­si­nho e a rap­per mi­rim MC Sof­fia, que es­tão em Sal­va­dor pa­ra par­ti­ci­par do En­con­tro & Afri­ca­ni­da­des, even­to que ce­le­bra o pro­ta­go­nis­mo ne­gro, e con­ta com vá­ri­as ati­vi­da­des, ho­je, no Candyall Gu­etho Squa­re , das 10h às 19h, com en­tra­da gra­tui­ta.

MC Sof­fia e Lel­lê­zi­nha, que in­te­gra o Dre­am Te­am, par­ti­ci­pam da me­sa-re­don­da #NaRo­daMu­lhe­res ARTi­vis­tas em 3 Ge­ra­ções, que con­ta­rá tam­bém com a par­ti­ci­pa­ção das can­to­ras Ju­li­a­na Ri­bei­ro e Tás­sia Reis e dis­cu­ti­rá ques­tões vol­ta­das pa­ra a vi­vên­cia das mu­lhe­res ne­gras.

MC Sof­fia, 12 anos, que fa­la so­bre te­mas co­mo ma­chis­mo, ra­cis­mo e re­a­li­da­de pe­ri­fé­ri­ca em su­as can­ções, re­ve­la que con­si­de­ra mui­to im­por­tan­te dis­cu­tir es­sa ques­tão de gê­ne­ro, pois quan­do co­me­çou a can­tar, ela não ti­nha uma re­fe­rên­cia fe­mi­ni­na e sen­tiu fal­ta dis­so. “Eu via meu ami­go can­tan­do e que­ria can­tar tam­bém, mas os ho­mens não me aju­da­vam mui­to por con­ta de eu ser me­ni­na. Eu ain­da não ve­jo mui­tas mu­lhe­res no rap, mas es­pe­ro mui­to que te­nha mais me­ni­nas e mu­lhe­res can­tan­do”, con­tou.

Já Lel­lê­zi­nha, úni­ca mu­lher do grupo de funk, con­ta que so­freu mui­to pre­con­cei­to pa­ra en­trar no mun­do das ba­ta­lhas de pas­si­nhos no Rio de Ja­nei­ro. “Ain­da é um mo­vi­men­to mui­to ma­chis­ta, só que me­lho­rou mui­to nes­sa ques­tão. Eu fui a pri­mei­ra me­ni­na a con­quis­tar o meu lu­gar e meu res­pei­to lá”.

Além do de­ba­te, a pro­gra­ma­ção in­clui o lan­ça­men­to do li­vro Ne­gra Nua, da po­e­ta bai­a­na Mel Duarte, fei­ra de em­pre­en­de­do­ris­mo com 18 ex­po­si­to­res e fes­ta de en­cer­ra­men­to. To­da a ren­da do even­to se­rá di­re­ci­o­na­da à or­ga­ni­za­ção so­te­ro­po­li­ta­na De­sa­ba­fo So­ci­al, que lu­ta pe­la edu­ca­ção e pe­los di­rei­tos hu­ma­nos.

Na vi­si­ta, o grupo con­ver­sou, brin­cou e até dan­çou o hit De La­din. E cha­mou aten­ção com o vi­su­al que mis­tu­ra es­tam­pas afri­ca­nas ao es­ti­lo ur­ba­no, ca­be­los blacks na­tu­rais e sor­ri­sos no ros­to. Tanto o Dre­am Te­am do Pas­si­nho e Sof­fia apos­tam em vi­su­ais que re­fle­tem as fi­lo­so­fi­as das su­as mú­si­cas. “É vo­cê que tem que dar uma pi­ta­da no mun­do, e não o mun­do em vo­cê. Es­sa é a mo­da, é vo­cê tra­zer de den­tro de vo­cê to­da a sua lou­cu­ra, li­ber­da­de, von­ta­de e ou­sa­dia”, dis­se Lel­lê­zi­nha. O es­ti­lo do grupo marcou pre­sen­ça na úl­ti­ma edi­ção do São Pau­lo Fashi­on We­ek.

En­quan­to Sof­fia va­ria en­tre o ca­be­lo black e as lon­gas tran­ças co­lo­ri­das, o Dre­am Te­am apos­ta em vi­su­ais co­lo­ri­dos mon­ta­dos pe­lo per­so­nal sty­list Antô­nio Scho­ber. O grupo con­ta que sempre in­ter­fe­re nos fi­gu­ri­nos, su­ge­rin­do di­ver­sas re­fe­rên­ci­as e mo­de­los. “Uma coi­sa que a gen­te apren­de na fa­ve­la é ter li­ber­da­de. Li­ber­da­de de se ves­tir do jei­to que a gen­te quer, sem ter pre­con­cei­to ne­nhum com o que o ou­tro es­tá ves­tin­do”, afir­mou Hil­ti­nho, integrante do grupo.

Um dos te­mas da con­ver­sa foi o Afro Fashi­on Day, even­to gra­tui­to pro­mo­vi­do pe­lo CORREIO no dia 20 de no­vem­bro, Dia da Cons­ci­ên­cia Ne­gra, que ce­le­bra a cul­tu­ra afri­ca­na com mo­da, mú­si­ca e ar­te e tem tu­do a ver com os vi­si­tan­tes. Es­te ano, o even­to en­vol­ve­rá 70 pes­so­as ne­gras ves­tin­do mar­cas bai­a­nas na Pra­ça da Cruz Caí­da.

Grupo de funk ca­ri­o­ca Dre­am Ti­me do Pas­si­nho e a MC Sof­fia (de je­ans) em vi­si­ta à re­da­ção do CORREIO, on­tem: eles par­ti­ci­pam de even­to ho­je, no Candyall Gu­etho Squa­re, no Can­de­al

A pau­lis­ta MC Sof­fia, 12 anos, é uma re­ve­la­ção do rap na­ci­o­nal: le­tras po­li­ti­za­das e mui­ta ale­gria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.