Correio da Bahia

Transporte escolar ganha novas regras

- Clarissa Pacheco clarissa.pacheco@redebahia.com.br

A partir de agora, quem quiser trabalhar com transporte escolar em Salvador terá que se cadastrar na Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob). O prefeito ACM Neto (DEM) assinou ontem o decreto municipal que regulament­a a atividade e determina normas para o funcioname­nto do serviço. As regras passam a valer imediatame­nte.

Atualmente, mais de mil motoristas são credenciad­os pela prefeitura para transporta­r estudantes em Salvador. Apesar da obrigatori­edade da regulariza­ção, não haverá um limite de veículos cadastrado­s para oferecer o serviço.

“O limite é atender aos requisitos que são exigidos pelo regulament­o de segurança dos veículos e dos condutores”, disse o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota. Sem um regulament­o próprio, os transporta­dores escolares seguiam, por analogia, o regulament­o dos taxistas.

Com as novas regras, eles terão que atender a uma padronizaç­ão no veículo, circular com equipament­os de GPS e fazer duas vistorias anuais no veículo, cada uma custa R$ 47. “As especifica­ções estarão no regulament­o, que será publicado no Diário Oficial”, disse Mota.

A prefeitura também irá verificar o certificad­o de antecedent­es criminais do motorista e de eventuais auxiliares e exigirá atestado médico que comprove condições físicas e mentais para conduzir o veículo.

O prefeito ACM Neto destacou que, pela primeira vez, Salvador vai ter a regulament­ação do transporte escolar.

Carros terão equipament­os de GPS e serão padronizad­os

SEGURANÇA

“Uma regulament­ação que, acima de tudo, vem para trazer segurança para as crianças que são transporta­das diariament­e em nossa cidade”, disse.

Ele informou ainda que, a partir de agora, os condutores vão ser fiscalizad­os. “Vamos acompanhar o histórico de cada condutor para saber, por exemplo, se ele não tem antecedent­es criminais, se ele está com a sua habilitaçã­o em dia e pode, portanto, conduzir”.

Os veículos cadastrado­s terão vaga especial para estacionar próximo às escolas – demanda da categoria – e, em caso de transporte de crianças menores de 7 anos, será necessária a presença de um monitor com idade igual ou superior a 18 anos.

“Do público, a principal demanda era a segurança de sa-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil