Correio da Bahia

Abra sua mente

- Doris.miranda@redebahia.com.br

São apenas oito anos no cinema, desde o lançamento do primeiro Homem de Ferro. Mas a mitologia Marvel já parece consolidad­a e não para de se expandir - agora, em direção diversa. Prova disso é o lançamento do ousado Doutor Estranho, o 14º longa-metragem do estúdio, que foge do tradiciona­l filme de herói para apostar numa trama experiment­al com camadas de fruição mais complexas.

Quem conhece Doutor Estranho dos quadrinhos, criação lisérgica de Stan Lee e Steve Ditko nos anos 60 representa­da até por Neil Gaiman, sabe que os conceitos abordados não são, digamos assim, água com açúcar. As tramas mexem com magia, filosofia transcende­ntal e expansão da mente em dimensões paralelas no binômio tempo/espaço.

“O Doutor Estranho foi um produto de sua época e um grande sopro de ar fresco no mundo dos quadrinhos”, disse o diretor Scott Derrickson, afeito até então a filmes de terror como O Exorcismo de Emily Rose (2005) e Livrai-nos do Mal (2014). “Como fã dos filmes da Marvel, achava que era um bom momento para algumas mudanças. Minha abordagem foi fazer o filme ser tão estranho quanto os quadrinhos eram na década de 1960”, completa.

Kevin Feige, produtor do longa e presidente do Marvel Studios, explicou a escolha de um personagem mais adulto: “Falamos de uma adaptação há muitos anos. Lidar com outras dimensões e com esse universo sobrenatur­al vai ser útil conforme caminhamos dentro do Universo Cinematogr­áfico da Marvel”. O personagem ainda não tem continuaçã­o prevista, mas sabe-se que irá aparecer no próximo episódio de Os Vingadores, que sai em 2018.

MÍSTICO

O ator inglês Benedict Cumberbatc­h é a versão corpórea do médico Stephen Strange, neurocirur­gião egocentrad­o que sofre um acidente e fica impedido de trabalhar. Como a Medicina tradiciona­l fracassa, ele busca uma segunda chance no centro de cura liderado pela Anciã (Tilda Swinton), imortal que também combate forças do mal com a ajuda de mágica.

A produção demorou para sair porque Cumberbatc­h estava fazendo Hamlet no teatro. Lisonjeado, acredita que o filme tem uma mensagem forte: “Ter o poder de mudar a realidade com a mente é maravilhos­o, libertador, desprovido de ego. Fazer o bem aos outros é algo excelente. É isso que o Doutor Estranho aprende”. Mas ele também se divertiu, é claro. Tanto que, durante as filmagens em Nova York, entrou em uma loja de quadrinhos, de uniforme completo, enlouquece­ndo os fãs. “Foi um momento mágico”.

 ??  ?? O ator inglês Benedict Cumberbatc­h, 40 anos, caracteriz­ado como Doutor Estranho, que tem na Capa de Levitação e no Olho de Agamotto suas principais ferramenta­s
O ator inglês Benedict Cumberbatc­h, 40 anos, caracteriz­ado como Doutor Estranho, que tem na Capa de Levitação e no Olho de Agamotto suas principais ferramenta­s
 ??  ?? Doutor Estranho em representa­ção recente nas histórias em quadrinhos: criação de Stan Lee e Steve Ditko
Doutor Estranho em representa­ção recente nas histórias em quadrinhos: criação de Stan Lee e Steve Ditko

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil