Mer­gu­lho no uni­ver­so das ar­mas

Correio da Bahia - - Vida - Ana Cris­ti­na Pe­rei­ra ana.pe­rei­ra@re­de­bahia.com.br

O es­ta­do de Loui­si­a­na, no Sul dos Es­ta­dos Uni­dos, é a se­gun­da pa­ra­da da tem­po­ra­da da sé­rie Que Mun­do É Es­se? nos Es­ta­dos Uni­dos. A equi­pe do pro­gra­ma da Glo­bonews, for­ma­da por An­dré Fran, Fe­li­pe Ufo, Mi­chel Co­e­li e Ro­dri­go Ce­bri­an, vi­si­ta al­gu­mas ci­da­des, on­de a fa­ci­li­da­de de com­prar ar­mas é gran­de e há mui­tos re­gis­tros de mor­te por ar­ma de fo­go. O pro­gra­ma vai ao ar ho­je, às 22h30.

Com o de­ba­te am­pli­a­do por por con­ta das elei­ções pre­si­den­ci­ais, o documentário mer­gu­lha no co­ti­di­a­no dos red­necks, os cai­pi­ras ame­ri­ca­nos, co­mo eles mes­mo se in­ti­tu­lam, cul­tu­ral­men­te li­ga­dos ao uni­ver­so das ar­mas. “A di­ver­são do fim de se­ma­na por aqui é ati­rar e be­ber cer­ve­ja na bei­ra do la­go”, re­su­me Ro­dri­go Ce­bri­an, di­re­tor exe­cu­ti­vo do pro­gra­ma.

Na Loui­si­a­na, os ra­pa­zes par­ti­ci­pam de chur­ras­cos em fa­mí­lia, com di­rei­to a mui­tos ti­ros de es­pin­gar­da, –da­dos até por cri­an­ças de seis anos–. O pa­tri­ar­ca da fa­mí­lia tem 150 ar­mas em ca­sa, ri­fles de to­dos os ta­ma­nhos, pa­ra adul­tos e cri­an­ças, e ati­ra di­a­ri­a­men­te, es­pe­ci­al­men­te pa­ra ca­çar.

Num su­per­mer­ca­do ame­ri­ca­no, es­tra­nhos são os bra­si­lei­ros quan­do fa­lam que no nos­so país o por­te de ar­mas não é per­mi­ti­do por lei. “E se in­va­di­rem a sua ca­sa?”, per­gun­ta um cli­en­te cu­ri­o­so. Ao ou­vir An­dré Fran res­pon­der que por aqui o cer­to é cha­mar a po­lí­cia, ou­tro cli­en­te la­men­ta: “Que tris­te pa­ra vo­cês”. Pa­ra eles, bas­ta ser bem en­si­na­do e trei­na­do pa­ra por­tar ar­mas.

TV

Equi­pe do pro­gra­ma Que Mun­do é Es­se? vi­si­ta o es­ta­do da Loui­si­a­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.