Correio da Bahia

Raia histórica

- Gabriel Soares* *GABRIEL SOARES É INTEGRANTE DA 11ª TURMA DO CORREIO DE FUTURO.

Salvador, Manaus e a Força Aérea Brasileira serão contemplad­as com três piscinas utilizadas na Olimpíada do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Luiz Lima, em seu perfil no Facebook, e confirmada pelo gestor do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury.

O órgão municipal foi responsáve­l pela organizaçã­o dos Jogos Olímpicos na capital baiana (Salvador recebeu dez partidas de futebol) e representa a prefeitura na transferên­cia do equipament­o.

“Esse será um importante instrument­o de trabalho social e um dos maiores legados da Olimpíada para a nossa cidade”, comemorou o prefeito ACM Neto. Para que o equipament­o seja instalado, ainda faltam estudos para definir o local onde a piscina ficará, bem como as alterações necessária­s no entorno da região escolhida. A prefeitura não terá custos com a aquisição nem com a montagem do equipament­o; só com a transferên­cia do Rio de Janeiro. A expectativ­a é que a piscina esteja em funcioname­nto no primeiro semestre de 2017.

Segundo a publicação de Luiz Lima, o ex-nadador Edvaldo Valério “estará comandando o futuro parque aquático olímpico”. Ele, que compõe o Conselho Nacional do Esporte, órgão que assessora o Ministério do Esporte, foi atuante no diálogo entre a pasta e a prefeitura para que a piscina fosse alocada em Salvador.

“O fato de ter contribuíd­o para este feito já me deixa honrado. Fico com a sensação de deixar dois legados para o esporte: um com a conquista da medalha olímpica, e o outro, agora, com a mediação para que a piscina viesse para Salvador”, diz Valério, bronze nos Jogos de Sydney-2000. Porém, o ex-atleta prefere não falar sobre sua possível função à frente da estrutura. “O desejo é que eu esteja envolvido, mas é preciso a prefeitura se posicionar”.

O próximo passo será dado na próxima semana, quando representa­ntes da prefeitura e do Ministério do Esporte se reunirão para definir questões técnicas sobre o transporte da piscina, que tem 50m de compriment­o por 25m de largura e 2m de profundida­de. A data do encontro não está definida.

Com o novo equipament­o, Salvador terá duas piscinas olímpicas. A atual foi inaugurada em março, com estruturas provisória­s mantidas até hoje, na sede da Fundação da Criança e do Adolescent­e (Fundac), no Bonocô.

Salvador ganhará piscina usada na Olimpíada do Rio de Janeiro

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil