Raia his­tó­ri­ca

Correio da Bahia - - Esporte - Ga­bri­el So­a­res* *GA­BRI­EL SO­A­RES É INTEGRANTE DA 11ª TURMA DO COR­REIO DE FU­TU­RO.

Sal­va­dor, Ma­naus e a For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra se­rão con­tem­pla­das com três pis­ci­nas uti­li­za­das na Olim­pía­da do Rio de Ja­nei­ro. A in­for­ma­ção foi di­vul­ga­da pe­lo se­cre­tá­rio de Al­to Ren­di­men­to do Mi­nis­té­rio do Es­por­te, Luiz Li­ma, em seu per­fil no Fa­ce­bo­ok, e con­fir­ma­da pe­lo ges­tor do Es­cri­tó­rio Sal­va­dor Ci­da­de Glo­bal, Jor­ge Khoury.

O ór­gão mu­ni­ci­pal foi res­pon­sá­vel pe­la or­ga­ni­za­ção dos Jo­gos Olím­pi­cos na ca­pi­tal bai­a­na (Sal­va­dor re­ce­beu dez par­ti­das de fu­te­bol) e re­pre­sen­ta a pre­fei­tu­ra na trans­fe­rên­cia do equi­pa­men­to.

“Es­se se­rá um im­por­tan­te ins­tru­men­to de tra­ba­lho so­ci­al e um dos mai­o­res le­ga­dos da Olim­pía­da pa­ra a nos­sa ci­da­de”, co­me­mo­rou o pre­fei­to ACM Ne­to. Pa­ra que o equi­pa­men­to se­ja ins­ta­la­do, ain­da fal­tam es­tu­dos pa­ra de­fi­nir o lo­cal on­de a pis­ci­na fi­ca­rá, bem co­mo as al­te­ra­ções ne­ces­sá­ri­as no en­tor­no da re­gião es­co­lhi­da. A pre­fei­tu­ra não te­rá cus­tos com a aqui­si­ção nem com a mon­ta­gem do equi­pa­men­to; só com a trans­fe­rên­cia do Rio de Ja­nei­ro. A ex­pec­ta­ti­va é que a pis­ci­na es­te­ja em fun­ci­o­na­men­to no pri­mei­ro se­mes­tre de 2017.

Se­gun­do a pu­bli­ca­ção de Luiz Li­ma, o ex-na­da­dor Ed­val­do Va­lé­rio “es­ta­rá co­man­dan­do o fu­tu­ro par­que aquá­ti­co olím­pi­co”. Ele, que com­põe o Con­se­lho Na­ci­o­nal do Es­por­te, ór­gão que as­ses­so­ra o Mi­nis­té­rio do Es­por­te, foi atu­an­te no diá­lo­go en­tre a pas­ta e a pre­fei­tu­ra pa­ra que a pis­ci­na fos­se alo­ca­da em Sal­va­dor.

“O fa­to de ter con­tri­buí­do pa­ra es­te fei­to já me dei­xa hon­ra­do. Fi­co com a sen­sa­ção de dei­xar dois le­ga­dos pa­ra o es­por­te: um com a conquista da me­da­lha olím­pi­ca, e o ou­tro, ago­ra, com a me­di­a­ção pa­ra que a pis­ci­na vi­es­se pa­ra Sal­va­dor”, diz Va­lé­rio, bron­ze nos Jo­gos de Syd­ney-2000. Po­rém, o ex-atle­ta pre­fe­re não fa­lar so­bre sua pos­sí­vel fun­ção à fren­te da es­tru­tu­ra. “O de­se­jo é que eu es­te­ja en­vol­vi­do, mas é pre­ci­so a pre­fei­tu­ra se po­si­ci­o­nar”.

O pró­xi­mo pas­so se­rá da­do na pró­xi­ma se­ma­na, quan­do re­pre­sen­tan­tes da pre­fei­tu­ra e do Mi­nis­té­rio do Es­por­te se reu­ni­rão pa­ra de­fi­nir ques­tões téc­ni­cas so­bre o trans­por­te da pis­ci­na, que tem 50m de com­pri­men­to por 25m de lar­gu­ra e 2m de pro­fun­di­da­de. A da­ta do en­con­tro não es­tá de­fi­ni­da.

Com o no­vo equi­pa­men­to, Sal­va­dor te­rá du­as pis­ci­nas olím­pi­cas. A atu­al foi inau­gu­ra­da em mar­ço, com es­tru­tu­ras pro­vi­só­ri­as man­ti­das até ho­je, na se­de da Fun­da­ção da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (Fun­dac), no Bo­nocô.

Sal­va­dor ga­nha­rá pis­ci­na usa­da na Olim­pía­da do Rio de Ja­nei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.