24h Hil­lary e Trump dis­pu­tam os vo­tos em qua­tro dis­tri­tos in­de­fi­ni­dos

Correio da Bahia - - Mundo -

ES­TA­DOS UNI­DOS A cor­ri­da pre­si­den­ci­al dos Es­ta­dos Uni­dos es­tá se mos­tran­do ca­da vez mais acir­ra­da com a pro­xi­mi­da­de da vo­ta­ção na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra. Um le­van­ta­men­to da CNN mos­tra que a van­ta­gem da can­di­da­ta de­mo­cra­ta, Hil­lary Clin­ton, so­bre o re­pu­bli­ca­no, Do­nald Trump, es­tá re­cu­an­do.

Em sua atu­a­li­za­ção so­bre o ce­ná­rio dos co­lé­gi­os elei­to­rais, a CNN mos­trou ho­je que hou­ve mu­dan­ças na di­re­ção de qua­tro es­ta­dos. O se­gun­do dis­tri­to con­gres­si­o­nal de Ohio, Utah e Mai­ne pas­sa­ram de um es­ta­do de “in­de­ci­são” pa­ra uma in­cli­na­ção ao Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no. New Hampshi­re, por sua vez, te­ria re­ver­ti­do o apoio aos de­mo­cra­tas e se in­cli­na ago­ra aos re­pu­bli­ca­nos.

Nos Es­ta­dos Uni­dos, os vo­tos dos elei­to­res são di­vi­di­dos por dis­tri­tos elei­to­rais. O can­di­da­do mais vo­ta­do em um dis­tri­to re­ce­be to­dos os vo­tos dos de­le­ga­dos elei­to­rais da­que­la re­gião.

Hil­lary, que pa­re­cia ter con­quis­ta­do a mai­o­ria de 538 vo­tos ne­ces­sá­ri­os pa­ra se ele­ger en­tre os de­le­ga­dos, con­ta ago­ra com ape­nas 268 vo­tos con­tra 204 de Trump. Ela pre­ci­sa de mais dois. Os dois can­di­da­tos dis­pu­tam 66 vo­tos de de­le­ga­dos in­de­ci­sos no Ari­zo­na, na Fló­ri­da, em Ne­va­da, em New Hampshi­re, na Ca­ro­li­na do Nor­te e Ne­bras­ka. Uma no­va pes­qui­sa do Washing­ton Post/ABC News­mos­tra a can­di­da­ta do Par­ti­do De­mo­cra­ta 3 pon­tos à fren­te de Do­nald Trump no nú­me­ro de elei­to­res. Hil­lary tem 47% das in­ten­ções de vo­to e Trump, 44%. Se­gun­do a pu­bli­ca­ção, 29% dos elei­to­res acre­di­tam que a economia é o as­sun­to mais im­por­tan­te na ho­ra da vo­ta­ção, se­gui­da da cor­rup­ção no go­ver­no e do ter­ro­ris­mo. O equi­lí­brio na re­ta fi­nal da dis­pu­ta se re­fle­te no Ín­di­ce de Vo­la­ti­li­da­de, me­di­dor do medo de Wall Stre­et, cen­tro fi­nan­cei­ro dos EUA, que su­biu pe­lo no­no dia se­gui­do, on­tem, re­gis­tran­do a mai­or sequên­cia de al­tas já re­gis­tra­da na his­tó­ria.

Hil­lary tem a pre­fe­rên­cia de 268 de­le­ga­dos e Trump de 204, diz CNN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.