Pro­vas fo­ram adi­a­das pa­ra qua­se 250 mil

Correio da Bahia - - Mais -

Um to­tal de 8.386.944 es­tu­dan­tes fa­rão as pro­vas ho­je e am­nhã em 1.727 mu­ni­cí­pi­os bra­si­lei­ros. Ou­tros 240.304 can­di­da­tos fa­rão o exa­me nos di­as 3 e 4 de de­zem­bro, de­vi­do à ocu­pa­ção de seus lo­cais de pro­va. Até a ma­nhã de on­tem, as ocu­pa­ções ha­vi­am afe­ta­do 364 lo­ca­li­da­des. Par­ti­ci­pan­tes que se en­qua­dram na con­di­ção de pes­so­as pri­va­das de li­ber­da­de e jo­vens que cum­prem me­di­da so­ci­o­e­du­ca­ti­va fa­rão as pro­vas nos di­as 13 e 14 de de­zem­bro.

O mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Men­don­ça Fi­lho, ga­ran­tiu que to­das as me­di­das pre­ven­ti­vas pa­ra pre­ser­var a se­gu­ran­ça dos alu­nos fo­ram to­ma­das. “Tam­bém ado­ta­re­mos as me­di­das com­ple­men­ta­res que fo­rem ne­ces­sá­ri­as pa­ra ga­ran­tir a se­gu­ran­ça ple­na dos alu­nos”, afir­mou.

Du­ran­te as pro­vas, a ava­li­a­ção das con­di­ções de se­gu­ran­ça e da vi­o­la­bi­li­da­de das pro­vas se­rá fei­ta pe­los co­or­de­na­do­res de sa­la. “Se hou­ver ris­co, as pro­vas po­de­rão ser sus­pen­sas no mo­men­to de sua apli­ca­ção, mas os alu­nos afe­ta­dos te­rão ga­ran­ti­da a opor­tu­ni­da­de de re­a­li­zar o exa­me nos di­as 3 e 4 de de­zem­bro”, dis­se a pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), Ma­ria Inês Fi­ni.

O Inep ori­en­ta que os ins­cri­tos que não te­nham re­ce­bi­do qual­quer co­mu­ni­ca­do ofi­ci­al do ór­gão, por e-mail ou SMS, in­for­man­do a trans­fe­rên­cia da da­ta da sua pro­va pa­ra 3 e 4 de de­zem­bro, de­vem se en­ca­mi­nhar, nor­mal­men­te, pa­ra o lo­cal de apli­ca­ção si­na­li­za­do em seu Car­tão de Con­fir­ma­ção.

Ca­so che­guem nos lo­cais de apli­ca­ção das pro­vas e en­con­trem ocu­pa­dos, ha­ve­rá co­or­de­na­do­res do Con­sór­cio Apli­ca­dor do Exa­me pa­ra re­pas­sar as ori­en­ta­ções ne­ces­sá­ri­as. O ins­ti­tu­to res­sal­ta ain­da que aque­les que não par­ti­ci­pa­rem das pro­vas nes­te fi­nal de se­ma­na em ra­zão das ocu­pa­ções po­de­rão fa­zer o Exa­me em 3 e 4 de de­zem­bro. O Enem é por­ta de en­tra­da pa­ra três pro­gra­mas go­ver­na­men­tais de aces­so ao en­si­no su­pe­ri­or: o Sis­te­ma de Se­le­ção Uni­fi­ca­da (Si­su), o Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de pa­ra To­dos (Prou­ni) e o Fundo de Fi­nan­ci­a­men­to Es­tu­dan­til (Fi­es).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.