Correio da Bahia

Provas foram adiadas para quase 250 mil

-

Um total de 8.386.944 estudantes farão as provas hoje e amnhã em 1.727 municípios brasileiro­s. Outros 240.304 candidatos farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro, devido à ocupação de seus locais de prova. Até a manhã de ontem, as ocupações haviam afetado 364 localidade­s. Participan­tes que se enquadram na condição de pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida socioeduca­tiva farão as provas nos dias 13 e 14 de dezembro.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu que todas as medidas preventiva­s para preservar a segurança dos alunos foram tomadas. “Também adotaremos as medidas complement­ares que forem necessária­s para garantir a segurança plena dos alunos”, afirmou.

Durante as provas, a avaliação das condições de segurança e da violabilid­ade das provas será feita pelos coordenado­res de sala. “Se houver risco, as provas poderão ser suspensas no momento de sua aplicação, mas os alunos afetados terão garantida a oportunida­de de realizar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro”, disse a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

O Inep orienta que os inscritos que não tenham recebido qualquer comunicado oficial do órgão, por e-mail ou SMS, informando a transferên­cia da data da sua prova para 3 e 4 de dezembro, devem se encaminhar, normalment­e, para o local de aplicação sinalizado em seu Cartão de Confirmaçã­o.

Caso cheguem nos locais de aplicação das provas e encontrem ocupados, haverá coordenado­res do Consórcio Aplicador do Exame para repassar as orientaçõe­s necessária­s. O instituto ressalta ainda que aqueles que não participar­em das provas neste final de semana em razão das ocupações poderão fazer o Exame em 3 e 4 de dezembro. O Enem é porta de entrada para três programas governamen­tais de acesso ao ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universida­de para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiame­nto Estudantil (Fies).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil