AR­TI­GO WLAD­MIR PI­NHEI­RO, DE MI­A­MI (EUA)

Correio da Bahia - - Mais -

De fa­to, al­guns dos dis­cur­sos mais po­lê­mi­cos do bi­li­o­ná­rio no­va-ior­qui­no têm si­do en­ca­ra­dos qua­se co­mo pi­a­das, co­mo a cons­tru­ção do mu­ro na fron­tei­ra com o Mé­xi­co. Es­pe­ci­a­lis­tas di­zem que, ven­cen­do ou per­den­do, o par­ti­do re­pu­bli­ca­no te­rá de mu­dar após o fenô­me­no Trump. O dis­cur­so do bi­li­o­ná­rio de 70 anos ga­nha ter­re­no es­pe­ci­al­men­te na clas­se mé­dia bran­ca com me­nor es­co­la­ri­da­de, gru­po mais afe­ta­do pe­las úl­ti­mas cri­ses econô­mi­cas. Pe­lo me­nos 80% dos elei­to­res do re­pu­bli­ca­no acre­di­tam que a qua­li­da­de de vi­da di­mi­nuiu nos úl­ti­mos anos, se­gun­do a Pew Re­se­ar­ch.

Trump jo­ga pa­ra as câ­me­ras até quan­do pa­re­ce ser con­tra ela. Ver­me­lho e rai­vo­so, pe­diu vai­as aos jor­na­lis­tas que co­bri­am seus co­mí­ci­os. O COR­REIO sen­tiu is­so quan­do foi mal re­ce­bi­do em um co­mi­tê do re­pu­bli­ca­no na Fi­la­dél­fia.Ti­ve­a­pe­nas­três­mi­nu­tos ape­nas pa­ra per­gun­tar ‘Por que vo­tar Trump?’. ‘Cor­rup­ção’, ou­vi. Hil­lary es­tá lon­ge de ser ben­quis­ta. ‘Se fos­se qual­quer ou­tra mu­lher, os ame­ri­ca­nos es­ta­ri­am mais em­pol­ga­dos em ter sua pri­mei­ra pre­si­den­te’, dis­se uma jor­na­lis­ta ame­ri­ca­na.

A lon­ga car­rei­ra po­lí­ti­ca a cre­den­cia co­mo tal­vez a can­di­da­ta mais ex­pe­ri­en­te ao le­gis­la­ti­vo, co­mo des­ta­cou Oba­ma, mas tam­bém a dei­xou mais ex­pos­ta. So­bram acu­sa­ções de cons­pi­ra­ção, ten­ta­ti­vas de si­len­ci­ar mu­lhe­res que acu­sam o ex-pre­si­den­te Bill Clin­ton de as­sé­dio. Na elei­ção do vo­to de ódio e do pre­si­den­te me­nos pi­or, no en­tan­to, Hil­lary le­va van­ta­gens en­tre os elei­to­res ne­gros e a clas­se mé­dia bran­ca com mai­or es­co­la­ri­da­de.

O apoio ao pro­je­to de Oba­ma de obri­gar os ame­ri­ca­nos a pa­gar por pla­no de saú­de e a de­fe­sa do di­rei­to da mu­lher de de­ci­dir so­bre o abor­to cus­ta­ram o vo­to de al­guns dos elei­to­res, en­tre eles os la­ti­nos. No to­tal, 27,3 mi­lhões de la­ti­nos es­tão ca­das­tra­dos a vo­tar nes­ta elei­ção, 4 mi­lhões a mais que em 2012, e 565 mil já vo­ta­ram an­te­ci­pa­da­men­te só na Fló­ri­da, es­ta­do com gran­de nú­me­ro de in­de­ci­sos. Nu­ma vo­ta­ção tão aper­ta­da, a fal­ta de mo­bi­li­za­ção em fa­vor de Hil­lary po­de sur­pre­en­der quan­do fo­rem con­ta­dos os vo­tos dos apoi­a­do­res de Trump, que nem sem­pre de­cla­ram aber­ta­men­te o apoio ao re­pu­bli­ca­no. “Mas vo­cês tam­bém pas­sa­ram por maus bo­ca­dos nos úl­ti­mos tem­pos, não é? De­fi­ni­ti­va­men­te,não­es­ta­mos­bem­re­pre­sen­ta­dos em lu­gar ne­nhum”, pro­vo­ca um ame­ri­ca­no aos jor­na­lis­tas bra­si­lei­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.