Os va­quei­ros con­tra-ata­cam

Correio da Bahia - - Mais - Thais Bor­ges thais.bor­ges@re­de­bahia.com.br

A con­tra­o­fen­si­va dos de­fen­so­res das va­que­ja­das na Bahia ga­nhou for­ça após qua­tro even­tos se­rem can­ce­la­dos no es­ta­do, co­mo re­fle­xo de uma de­ci­são do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), no mês pas­sa­do, ve­tan­do uma lei ce­a­ren­se que con­si­de­ra­va a prá­ti­ca co­mo uma ma­ni­fes­ta­ção des­por­ti­va e cul­tu­ral. Va­quei­ros, as­so­ci­a­ções e em­pre­sá­ri­os bai­a­nos es­tão mo­bi­li­za­dos e, ago­ra, além de en­trar com re­cur­so na Jus­ti­ça pa­ra que os even­tos sus­pen­sos se­jam re­a­li­za­dos ain­da es­te ano, re­sol­ve­ram mo­ver ações cau­te­la­res pré­vi­as, pa­ra ga­ran­tir que as fes­tas já mar­ca­das acon­te­çam.

Só es­te ano, há pe­lo me­nos se­te even­tos pre­vis­tos no es­ta­do, em ci­da­des co­mo Ira­rá, Cas­tro Al­ves e En­tre Ri­os. En­quan­to is­so, va­que­ja­das em Eu­cli­des da Cu­nha, Ma­ta de São João, Paulo Afon­so e, mais re­cen­te­men­te, Con­cei­ção do Ja­cuí­pe, es­tão na lis­ta dos can­ce­la­men­tos. Es­te úl­ti­mo ca­so é em­ble­má­ti­co: mar­ca­da pa­ra co­me­çar ama­nhã, no Par­que Manoel Armindo, a fes­ta iria até o pró­xi­mo do­min­go, se não ti­ves­se si­do bar­ra­da pe­la Jus­ti­ça.

CON­TRA O TEM­PO

O de­sa­fio do re­cur­so, as­sim, é fa­zer com que o even­to acon­te­ça na da­ta ori­gi­nal. Com prê­mio de até R$ 100 mil pa­ra o ven­ce­dor, a va­que­ja­da ti­nha até shows de Ivete Sangalo e Léo San­ta­na na pro­gra­ma­ção. “Ajui­za­mos uma ação por­que, na Bahia, não es­tá proi­bi­do. Es­pe­ra­mos ob­ter êxi­to no plei­to, por­que es­ta­mos de acor­do com a lei es­ta­du­al”, ex­pli­cou o ad­vo­ga­do Mar­ce­lo Car­va­lhal, as­ses­sor ju­rí­di­co da As­so­ci­a­ção Bai­a­na de Va­que­ja­da (ABV), re­fe­rin­do-se à lei bai­a­na que re­gu­la­men­ta va­que­ja­das e ca­val­ga­das. A ação foi pro­to­co­la­da na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, se­gun­do o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça da Bahia (TJ-BA), con­tra de­ci­são do juiz Isaías Vi­ni­cius Cas­tro Si­mões, da co­mar­ca de Con­cei­ção do Ja­cuí­pe, de sus­pen­der o even­to.

Pro­pos­ta pe­lo de­pu­ta­do es­ta­du­al Edu­ar­do Sal­les (PP), a lei bai­a­na que re­gu­la­men­ta a va­que­ja­da foi san­ci­o­na­da pe­lo go­ver­na­dor Rui Cos­ta em no­vem­bro do ano pas­sa­do. Por ou­tro la­do, a de­ci­são do STF tor­nou in­cons­ti­tu­ci­o­nal uma lei do Ce­a­rá, que tam­bém re-

Ações na Jus­ti­ça ten­tam man­ter va­que­ja­das em ci­da­des bai­a­nas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.