Res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al e ino­va­ção

Correio da Bahia - - Mais -

Pa­ra cons­truir uma fer­ra­men­ta que aju­da or­ga­ni­za­ções a ino­var pro­ces­sos e re­sol­ver pro­ble­mas, o Ins­ti­tu­to Eu­val­do Lo­di (IEL), do Sis­te­ma Fi­eb, cri­ou o Join (Jo­go da Ino­va­ção). On­tem, em uma das ofi­ci­nas do Agen­da Bahia, em­pre­sá­ri­os, em­pre­en­de­do­res e pro­fis­si­o­nais de di­fe­ren­tes áre­as fi­ze­ram uma es­pé­cie de tor­neio do jo­go pa­ra en­con­trar res­pos­tas pa­ra si­tu­a­ções re­ais apre­sen­ta­das pe­los par­ti­ci­pan­tes do even­to.

En­tre post-its, pa­péis e um pla­no de atu­a­ção, os par­ti­ci­pan­tes en­con­tra­ram saí­das pa­ra apri­mo­rar a lo­gís­ti­ca de uma em­pre­sa, bus­car for­mas de mo­ti­va­ção de co­la­bo­ra­do­res pa­ra me­lho­rar o pós-ven­da e pla­ne­ja­ram co­mo im­plan­tar, com me­nor cus­to, a co­le­ta se­le­ti­va em ou­tra or­ga­ni­za­ção, en­tre ou­tras ações. “A prin­ci­pal men­sa­gem é mos­trar o po­der da co­la­bo­ra­ção, do tra­ba­lho em equi­pe, as­so­ci­an­do is­so a uma fer­ra­men­ta que é o Join”, ex­pli­cou uma das ide­a­li­za­do­ras do jo­go, Ana Pi­res. “Fi­ze­mos uma de­gus­ta­ção, o jo­go tem ou­tras fer­ra­men­tas”, diz Fa­bi­a­na Araú­jo ge­ren­te de De­sen­vol­vi­men­to Em­pre­sa­ri­al (IEL).

Em ou­tra ofi­ci­na, a con­sul­to­ra em Res­pon­sa­bi­li­da­de So­ci­al do Sis­te­ma Fi­eb, Már­cia Ma­riz, lem­brou que a le­gis­la­ção so­ci­al e am­bi­en­tal do Bra­sil foi cri­a­da pa­ra “lem­brar” que a res­pon­sa­bi­li­da­de do se­tor pro­du­ti­vo “ge­ra no­vos cus­tos, en­quan­to a cri­se es­pre­me o lu­cro”, mas fun­ci­o­na tam­bém co­mo uma opor­tu­ni­da­de pa­ra a ino­va­ção e a re­du­ção de cus­tos a par­tir de uma atu­a­ção res­pon­sá­vel.

Co­mo exem­plo, ela ci­ta o pro­gra­ma Ban­co de Ves­tuá­rio, man­ti­do a par­tir de apa­ras de te­ci­dos de in­dús­tri­as têx­teis em ope­ra­ção na Bahia e a par­tir de far­das de fun­ci­o­ná­ri­os de fá­bri­cas que não ser­vem mais pa­ra o uso.

A as­ses­so­ra de de­sen­vol­vi­men­to pa­ra im­plan­ta­ção da Ges­tão Em­pre­sa­ri­al So­ci­al­men­te Res­pon­sá­vel do Se­si-BA, Lí­di­ce Mi­ran­da San­tos, res­sal­ta que o in­ves­ti­men­to em ações de res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­o­am­bi­en­tais es­tá ao al­can­ce de mi­cro e pe­que­nas em­pre­sas. “É mui­to im­por­tan­te lem­brar que as mi­cro e pe­que­nas em­pre­sas po­dem par­ti­ci­par des­te pro­ces­so”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.