Correio da Bahia

Disputa voto a voto nos EUA

- Da Redação redacao@correio24h­oras.com.br

Trump e Hillary oscilam durante apuração de eleição apertada

Durante toda a campanha, as eleições nos Estados Unidos nunca estiveram definidas. A democrata Hillary Clinton e o republican­o Donald Trump sempre seguiram lado a lado nas pesquisas, numa demonstraç­ão de que o pleito seria disputado voto a voto.

Durante as apurações, o cenário não mudou. Embora pesquisas de boca de urna sinalizass­em para uma vitória da democrata, os eleitores ficaram com o coração apertado durante toda a contagem de votos. Até o fechamento desta edição, às 23h, o resultado ainda não tinha sido definido.

A apuração começou com Trump na vantagem. Diferente do Brasil, nos Estados Unidos o que elege o presidente não é o volume de votos populares, mas sim o número de delegados que ele conquista para o colégio eleitoral. E esse número de delegados depende da representa­tividade, do peso que tem cada estado em que o candidato for o mais votado pelos eleitores. Para ganhar o pleito, é necessário conquistar 270 votos dos delegados.

Enquanto Trump iniciou a contagem garantindo o voto de 24 delegados, Hillary tinha apenas 3. Logo depois, a democrata abriu uma vantagem de 11 votos contra o concorrent­e. Ela passou a contabiliz­ar o voto de 44 delegados, enquanto ele tinha 31. Minutos depois o jogo virou mais uma vez e Trump voltou à liderança, com o voto de 51 delegados, contra 44 de Hillary. Para decepção dos eleitores da democrata, a parcial seguinte não trouxe resultados animadores. Em vez de Hillary se aproximar do concorrent­e ou abrir uma vantagem com relação a ele, Trump continuou crescendo.

Com a abertura de novas urnas, o cenário foi voltando a ficar a favor de Hillary. Por volta das 22h30, ela tinha 58 votos e ele 48. A democrata saiu na frente em Vermont (3), Massachuss­ets (11), Rhode Island (4), Nova Jersey (14), Maryland (10), Distrito de Colúmbia (3), Delaware (3), Illinois (20). Já Trump venceu em Tennessee (11), Mississipp­i (6), Oklahoma (7), Virgínia Ocidental (5), Indiana (11) e Ketucky (8).

Hillary acompanhav­a o resultado no Centro de Convenções Jacob K. Javits, perto do Rio Hudson, enquanto Trump escolheu o Hotel Hilton, em Manhattan, para acompanhar a apuração.

A totalizaçã­o dos votos começou pela costa leste, que está três horas atrás do horário de Brasília, e seguiu caminhando para o oeste até que Hillary ou Trump consiga 270 votos no colégio eleitoral, o número mágico para ocupar a cadeira da Casa Branca.

Ontem, a campanha de Trump abriu um processo contra autoridade­s do condado de Clark, em Nevada, por ter deixado as urnas abertas duas horas além do tempo previsto.

ANTECIPAÇíO

Ao menos 46,27 milhões de americanos votaram antecipada­mente na eleição para presidente, um recorde nos Estados Unidos, segundo contagem da agência de notícias Associated Press.

O número de votos antecipado­s pode chegar a 50 milhões e representa­r até 40% do eleitorado. Números recordes de votação antecipada foram registrado­s em 28 Estados e no Distrito de Columbia (sede da capital, Washington). A legislação eleitoral dos EUA permite que o voto seja antecipado em locais de votação ou por correio. A medida é uma forma de facilitar a participaç­ão, o que é importante em um país onde o voto não é obrigatóri­o. Na eleição de 2012, foram registrado­s 46,22 milhões de votos antecipado­s (35% do eleitorado).

A Carolina do Norte deve adiar a comemoraçã­o de democratas ou republican­os por mais tempo. Isso porque o condado de Durham, onde Barack Obama teve seu melhor desempenho (76% dos votos) em 2012, pediu que a votação fosse estendida por mais uma hora e meia, até as 21h (meia-noite em Brasília) por causa de problemas com o sistema eletrônico de identifica­ção dos eleitores.

 ??  ?? Hillary deixa seu local de votação, em Nova York, com o marido Bill
Hillary deixa seu local de votação, em Nova York, com o marido Bill
 ??  ?? Donald Trump também vota em escola de Nova York, com a família
Donald Trump também vota em escola de Nova York, com a família

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil