Lí­de­res pre­ci­sam de em­pa­tia

Correio da Bahia - - Mais -

Em um mun­do on­de va­lo­res co­mo a em­pa­tia ga­nham ca­da vez mais im­por­tân­cia, os ne­gó­ci­os do fu­tu­ro pre­ci­sam bus­car so­lu­ções pa­ra pro­ble­mas e os ci­da­dãos pre­ci­sam co­brar es­te ti­po de po­si­ci­o­na­men­to das em­pre­sas, acre­di­ta a se­me­a­do­ra de trans­for­ma­ção, Ta­ti Fu­ka­ma­ti. Bió­lo­ga ma­ri­nha, com pós-gra­du­a­ção em Neu­ro­ci­ên­cia, ela se de­fi­ne co­mo uma apai­xo­na­da pe­lo con­cei­to de em­pa­tia e acre­di­ta que o de­sen­vol­vi­men­to do com­por­ta­men­to é fun­da­men­tal pa­ra as li­de­ran­ças mo­der­nas.

“A em­pa­tia tem vá­ri­as de­fi­ni­ções. No ge­ral, tra­ta-se de se co­lo­car no lu­gar do ou­tro e com­par­ti­lhar um sen­ti­men­to”, ex­pli­ca ela, que apre­sen­tou on­tem a ofi­ci­na Em­pa­tia no Pro­ces­so de Li­de­ran­ça.

Ta­ti con­ta que em pa­les­tras e se­mi­ná­ri­os que tem re­a­li­za­do, os par­ti­ci­pan­tes in­di­cam en­tre os mai­o­res pro­ble­mas do mun­do ques­tões co­mo o pre­con­cei­to, a po­bre­za, a fo­me, o bul­liyng, a cor­rup­ção, a hi­po­cri­sia e o con­su­mis­mo, en­tre ou­tros. Pa­ra ela, ape­sar de se­rem mui­tos, os pro­ble­mas têm al­go em co­mum: nas­cem da fal­ta de em­pa­tia en­tre as pes­so­as. “A em­pa­tia po­de fun­ci­o­nar co­mo um dos pon­tos de acu­pun­tu­ra do mun­do. Is­so tem mui­to a ver com os ne­gó­ci­os”, acre­di­ta.

Co­mo exem­plo, ela ci­ta o ca­so de uma em­pre­sa fa­bri­can­te de rou­pas que doa um uni­for­me ou cin­co re­fei­ções a ca­da vez que uma pe­ça da mar­ca é ven­di­da. “A ideia sur­giu de uma vi­a­gem que os em­pre­sá­ri­os fi­ze­ram pe­lo mun­do, on­de per­ce­be­ram as ne­ces­si­da­des das pes­so­as”, res­sal­ta.

“A neu­ro­ci­ên­cia e a ci­ên­cia en­ten­dem que a ca­pa­ci­da­de de ter em­pa­tia faz par­te de to­dos os se­res hu­ma­nos. Be­bês já de­mons­tram (em­pa­tia). É pre­ci­so que ha­ja uma no­ção de pro­pó­si­to. Em­pre­sas exis­tem pa­ra re­sol­ver pro­ble­mas”, con­clui.

Ta­ti Fu­ka­ma­ti, de pé, foi a res­pon­sá­vel por ofi­ci­na so­bre em­pa­tia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.