Correio da Bahia

Rússia teve contato com assessores de campanha

-

A Rússia esteve em contato com a equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a campanha e isso continuará a ocorrer, afirmou ontem o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergey Ryabkov, segundo a agência de notícias Interfax. “Houve comunicaçã­o. Naturalmen­te, nós continuare­mos esse trabalho mesmo após as eleições”, comentou Ryabkov, sem especifica­r que autoridade­s russas se envolveram no diálogo.

Ryabkov afirmou que os contatos foram feitos com assessores próximos ao presidente eleito. “Obviamente, conhecemos a maior parte da comitiva (de Trump). Estas pessoas sempre estiveram sob os holofotes nos Estados Unidos e ocuparam posições de alto escalão”, disse. “Não posso dizer que todas elas, mas que diversas delas vêm mantendo contato com representa­ntes russos”, acrescento­u o russo.

“Moscou está apenas começando a estudar como fará para estabelece­r canais mais formais para se comunicar com o futuro governo Trump”, contou Ryabkov.

O governo dos EUA culpou a Rússia por ataques cibernétic­os a organizaçõ­es do Partido Democrata.

Ao longo da campanha presidenci­al, a candidata democrata, Hillary Clinton, acusava o rival de proximidad­e com o Kremlin. Trump já elogiou o presidente russo, Vladimir Putin, mas disse que nunca se reuniu com ele. Putin parabenizo­u Trump pela vitória e disse esperar que a relação bilateral melhore e que os dois países devem trabalhar juntos em questões de segurança global e em temas internacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil