Eu­ro­pa pe­de po­si­ções cla­ras do pre­si­den­te elei­to

Correio da Bahia - - Mais -

O pre­si­den­te da Co­mis­são Eu­ro­peia, Je­an-Clau­de Junc­ker, pe­diu on­tem que Do­nald Trump es­cla­re­ça su­as po­si­ções so­bre te­mas co­mo o co­mér­cio glo­bal, a po­lí­ti­ca cli­má­ti­ca e as re­la­ções fu­tu­ras com ali­a­dos da Or­ga­ni­za­ção do Tra­ta­do do Atlân­ti­co Nor­te (Otan) após sua vi­tó­ria na elei­ção pre­si­den­ci­al dos Es­ta­dos Uni­dos. Du­ran­te a cam­pa­nha, Trump, bi­li­o­ná­rio que ja­mais ha­via ocu­pa­do car­go pú­bli­co, cri­ti­cou du­ra­men­te o li­vre co­mér­cio, a Otan e as po­lí­ti­cas con­ce­bi­das pa­ra de­ter o aque­ci­men­to glo­bal, alar­man­do os ali­a­dos e par­cei­ros de Washing­ton.

“Gos­ta­ría­mos de sa­ber co­mo as coi­sas vão trans­cor­rer na po­lí­ti­ca de co­mér­cio glo­bal”, dis­se Junc­ker em um even­to de ne­gó­ci­os em Ber­lim. “Gos­ta­ría­mos de sa­ber que in­ten­ções ele tem em re­la­ção à ali­an­ça (Otan). Pre­ci­sa­mos sa­ber que po­lí­ti­cas cli­má­ti­cas ele pre­ten­de se­guir. Is­to pre­ci­sa ser es­cla­re­ci­do nos pró­xi­mos me­ses”, dis­se.

Junc­ker afir­mou não es­pe­rar que o pac­to co­mer­ci­al en­tre os EUA e a União Eu­ro­peia, atu­al­men­te em ne­go­ci­a­ção, se­ja fi­na­li­za­do nes­te ano, co­mo pla­ne­ja­do an­te­ri­or­men­te. “O acor­do co­mer­ci­al com os Es­ta­dos Uni­dos, não ve­jo is­so co­mo al­go que acon­te­ce­ria nos pró­xi­mos dois anos”, dis­se.

Ao dis­cur­sar na ca­pi­tal ale­mã on­tem, Junc­ker tam­bém dis­se que o Pac­to de Es­ta­bi­li­da­de e Cres­ci­men­to da UE, que es­ta­be­le­ce re­gras pa­ra a re­du­ção da dí­vi­da pú­bli­ca e dos dé­fi­cits or­ça­men­tá­ri­os, tem que ser fle­xí­vel. “Fle­xi­bi­li­da­de não sig­ni­fi­ca um rom­pi­men­to com a es­ta­bi­li­da­de, mas uma apli­ca­ção in­te­li­gen­te de nos­so sis­te­ma de re­gras co­mum”, afir­mou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.