Correio da Bahia

Europa pede posições claras do presidente eleito

-

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu ontem que Donald Trump esclareça suas posições sobre temas como o comércio global, a política climática e as relações futuras com aliados da Organizaçã­o do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após sua vitória na eleição presidenci­al dos Estados Unidos. Durante a campanha, Trump, bilionário que jamais havia ocupado cargo público, criticou duramente o livre comércio, a Otan e as políticas concebidas para deter o aqueciment­o global, alarmando os aliados e parceiros de Washington.

“Gostaríamo­s de saber como as coisas vão transcorre­r na política de comércio global”, disse Juncker em um evento de negócios em Berlim. “Gostaríamo­s de saber que intenções ele tem em relação à aliança (Otan). Precisamos saber que políticas climáticas ele pretende seguir. Isto precisa ser esclarecid­o nos próximos meses”, disse.

Juncker afirmou não esperar que o pacto comercial entre os EUA e a União Europeia, atualmente em negociação, seja finalizado neste ano, como planejado anteriorme­nte. “O acordo comercial com os Estados Unidos, não vejo isso como algo que aconteceri­a nos próximos dois anos”, disse.

Ao discursar na capital alemã ontem, Juncker também disse que o Pacto de Estabilida­de e Cresciment­o da UE, que estabelece regras para a redução da dívida pública e dos déficits orçamentár­ios, tem que ser flexível. “Flexibilid­ade não significa um rompimento com a estabilida­de, mas uma aplicação inteligent­e de nosso sistema de regras comum”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil