Correio da Bahia

‘Primavera Secundaris­ta’: estudantes ocupam escolas

-

Desde o início de outubro, secundaris­tas em todo o Brasil ocupam escolas e campi de universida­des para protestar contra a reforma do ensino médio e a PEC do Teto dos Gastos Públicos. Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaris­tas (Ubes), o número de escolas ocupadas chegou a 1,2 mil no país.

Na Bahia, foram ocupados campi dos institutos federais da Bahia (Ifba) e Baiano (If Baiano), além de universida­des públicas. Esta semana, a Universida­de Estadual de Feira de Santana (Uefs) suspendeu o calendário acadêmico devido às ocupações.

“A gente percebe que aquele projeto não foi feito nem para secundaris­ta, nem para professor de ensino médio ler. Você pode até achar que vai ser a salvação da educação, que de fato precisa de uma reforma”, diz a estudante Adélia Alcântara, diretora da Ubes e aluna do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas. “Mas uma escola da periferia não tem condições de oferecer todas as áreas. Elas vão optar pelo ensino técnico, que vai levar a uma escola cada vez mais sem senso crítico”.

Para o estudante Ramon Motta, 19, aluno do Colégio Estadual Manoel Devoto e diretor da Ubes, as ocupações são uma mensagem. “Não é só contra a reforma, mas contra a PEC. Juntou esse pacote e os estudantes estão ocupando porque não aguentam mais. A educação pública já não é boa e vai deixar de ter investimen­to por 20 anos”.

 ??  ??
 ??  ?? Escola do futuro, a Concept começa a funcionar em Piatã, no próximo ano, e terá mensalidad­e de R$ 3 mil
Escola do futuro, a Concept começa a funcionar em Piatã, no próximo ano, e terá mensalidad­e de R$ 3 mil
 ??  ?? Não há filas de carteiras nas salas, mas ambientes modulares adequados segundo a dinâmica de cada aula
Não há filas de carteiras nas salas, mas ambientes modulares adequados segundo a dinâmica de cada aula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil