Correio da Bahia

Presente de Natal garantido

- Juliana Montanha e Priscila Natividade mais@correio24h­oras.com.br

A tradição de presentear no Natal está garantida e o 13º está chegando para ajudar. Aproximada­mente 107,6 milhões de consumidor­es devem presentear alguém nesse Natal, segundo estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais. Com a grana curta, esses presentes têm fonte de origem definida: cinco em cada dez brasileiro­s que recebem 13º (52,9%) utilizarão ao menos parte do valor do salário extra nas compras de Natal.

O número deste ano representa um aumento de quase 10% em relação ao mesmo levantamen­to realizado em 2015, quando 43% dos entrevista­dos disseram que utilizaria­m o recurso extra para as compras de Natal. Ainda segundo a pesquisa mais recente, 10,8% pretendem gastar todo o valor com presentes.

No entanto, o Papai Noel só vai passar perto das lojas que estiverem com promoções e descontos, isto porque 51,6% dos consumidor­es vão escolher a loja não pelo perfil de quem irá presentear, mas pelo preço dos produtos. Quatro em cada dez (40,3%) consumidor­es pretendem gastar menos neste Natal frente ao de 2015 e pelo menos 85,3%vão pesquisar bastante antes de fechar a compra.

“Ninguém vai

deixar

de presentear. O que o estudo mostrou é que o que caiu mais uma vez foi o valor dos presentes. Ainda há endividame­nto, desemprego e cautela na hora de consumir”, ressalta o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

Ainda segundo a pesquisa, 27% dos entrevista­dos irão utilizar o recurso extra com outra finalidade. Para Vignoli, o uso do 13º deve ser priorizado para o pagamento de dívidas. “É importante que as pessoas façam um levantamen­to do que precisa ser pago e do que ainda está para acontecer, prestações e parcelas a vencer. A partir daí, o consumidor deve definir o quanto vai gastar em presentes, sem esquecer as despesas de início de ano. Como as coisas estão apertadas, o 13º pode ser um grande alívio, mas se for mal usado é um desperdíci­o”, pontua o educador financeiro.

Mesmo com 72,2% dos con-

Metade dos brasileiro­s vai usar o 13º com compras de Natal

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil