Che­gou a ho­ra de ce­le­brar

Correio da Bahia - - Front Page - VERENA PARANHOS

O Dia da Cons­ci­ên­cia Ne­gra em Sal­va­dor se­rá mar­ca­do ho­je com uma gran­de fes­ta de ce­le­bra­ção da di­ver­si­da­de e da be­le­za ne­gra, na Pra­ça da Cruz Caí­da, no Cen­tro His­tó­ri­co. Em seu se­gun­do ano, o des­fi­le do Afro Fashi­on Day (AFD), even­to aber­to ao pú­bli­co re­a­li­za­do pe­lo CORREIO, pau­ta a cul­tu­ra ur­ba­na com o te­ma O Gri­to das Ru­as.

O dia de on­tem foi de pre­pa­ra­ti­vos pa­ra o show da pas­sa­re­la de lo­go mais, quan­do 74 mo­de­los e con­vi­da­dos, en­tre eles Mar­ga­reth Me­ne­zes e Már­cio Vic­tor, des­fi­la­rão rou­pas e aces­só­ri­os de 45 marcas bai­a­nas. A can­to­ra La­ris­sa Luz se­rá a mes­tre de ce­rimô­ni­as.

“A ins­ta­la­ção di­a­lo­ga de ma­nei­ra or­gâ­ni­ca com a es­tru­tu­ra exis­ten­te e a be­le­za na­tu­ral. É um tra­ba­lho sim­bió­ti­co com o que já exis­te no lo­cal, mas re­for­çan­do o con­cei­to do even­to”, des­ta­ca o ar­qui­te­to Giu­sep­pe Maz­zo­ni Filho, que as­si­na no­va­men­te o pro­je­to ar­qui­tetô­ni­co do AFD.

Se de um la­do, o mo­men­to era de ajus­tes fi­nais de es­tru­tu­ra, luz e co­mu­ni­ca­ção vi­su­al pa­ra a pro­du­ção, de ou­tro era de an­si­e­da­de pa­ra os mo­de­los de oi­to agências da ca­pi­tal que par­ti­ci­pa­ram do en­saio fi­nal no cair da tar­de.

“Ano pas­sa­do foi ma­ra­vi­lho­so, a pri­mei­ra vez que mi­nha fa­mí­lia me as­sis­tiu na pas­sa­re­la, por­que eu sem­pre fa­zia even­tos fe­cha­dos e eles não ti­nham vis­to ain­da. Com cer­te­za vem to­do mun­do de no­vo”, con­tou a mo­ra­do­ra de Ca­ja­zei­ras, Lu­a­na Fer­rei­ra, 19 anos, uma das mo­de­los do AFD.

De­pois de as­sis­tir à pri­mei­ra edi­ção do even­to, Lou­ra­ni Ma­ria San­tos, 29, vai de­bu­tar na pas­sa­re­la do AFD co­mo mo­de­lo plus si­ze con­vi­da­da. “Não ima­gi­na­va que um ano de­pois eu po­de­ria es­tar do ou­tro la­do. Me en­vol­vi mui­to com a cau­sa e par­ti­ci­par do mai­or even­to de mo­da da Bahia é uma for­ma de re­co­nhe­ci­men­to do meu tra­ba­lho. Meu ob­je­ti­vo é re­pre­sen­tar na pas­sa­re­la to­das aque­las me­ni­nas gor­das que acham que não po­dem ser mo­de­los, des­fi­lar, bri­lhar”.

Isa­bel Oli­vei­ra, 23, se­rá ou­tra es­tre­an­te no show da mo­da. “É im­por­tan­tís­si­mo ter um des­fi­le des­se por­te que apre­sen­te o ne­gro lon­ge do ca­ri­ca­to ho­mem de cal­ça bran­ca e mu­lher de tur­ban­te. Por is­so re­cu­sei mui­to tra­ba­lho aqui em Sal­va­dor”, dis­se a mo­de­lo bai­a­na ra­di­ca­da na ca­pi­tal pau­lis­ta.

CA­SA DE SA­BER

A pro­gra­ma­ção do AFD co­me­çou pe­la ma­nhã no Se­nac Ca­sa Afro Fashi­on, co­mo foi ba­ti­za­da a se­de da ins­ti­tui­ção na Rua Chi­le. Nos dois tur­nos, acon­te­ce­ram workshops e ba­te-pa­pos so­bre te­mas que re­la­ci­o­nam be­le­za e em­po­de­ra­men­to da mu­lher ne­gra. Cer­ca de 120 pes­so­as par­ti­ci­pa­ram de ati­vi­da­des, co­mo a ofi­ci­na de Es­ti­li­za­ção de Ca­be­lo Afro e a de Unhas De­co­ra­das com Mo­ti­vos Ét­ni­cos.

A au­la de au­to­ma­qui­a­gem ser­viu pa­ra a pro­fes­so­ra Tai­la­ne Li­ma Oli­vei­ra, 21, se apro­xi­mar de um uni­ver­so que vê co­mo dis­tan­te. “Es­tou ti­ran­do as dú­vi­das e dei­xan­do de es­tar só com a in­for­ma­ção do You­Tu­be. É mui­to im­por­tan­te es­sa in­te­ra­ção”, ava­li­ou.

“Te­mos di­rei­to à memória, as nos­sas nar­ra­ti­vas, a sair das es­ta­tís­ti­cas em que co­mu­men­te en­con­tra­mos a mu­lher ne­gra, a que apa­nha, a que não es­tu­da, a que tem fi­lhos ce­do. Te­mos que pro­mo­ver no­vas nar­ra­ti­vas pa­ra es­sas mu­lhe­res que es­tão pa­ra nas­cer”, de­fen­deu a de­sig­ner e em­pre­en­de­do­ra Lu­ma Nas­ci­men­to, que di­vi­diu a me­sa so­bre Em­po­de­ra­men­to da Mu­lher Ne­gra com a es­ti­lis­ta e pes­qui­sa­do­ra Ca­rol Bar­re­to e Olí­via San­ta­na, se­cre­tá­ria de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res do Es­ta­do da Bahia.

À tar­de, a es­ti­lis­ta Ma­da­le­na Sil­va, da mar­ca Ne­grif, e a co­or­de­na­do­ra de Mo­da do Se­nac, Pha­e­dra Bra­sil, ba­te­ram um papo com o pú­bli­co so­bre em­pre­en­de­do­ris­mo.

DO­MIN­GO NA PRA­ÇA

Ho­je, an­tes mes­mo do des­fi­le às 17h30, já tem pro­gra­ma­ção ro­lan­do na Cruz Caí­da. A par­tir das 15h, o lo­cal re­ce­be o loun­ge do Shop­ping da Bahia e o es­tan­de Fa­cul­da­de da Ci­da­de, além do Es­pa­ço Kids. As cri­an­ças vão se di­ver­tir com ar­tes cir­cen­ses (ma­la­ba­res, mo­no­ci­clo, per­na de pau), pin­tu­ra de ros­to e dan­ça de rua.

O Afro Fashi­on Day tem pa­tro­cí­nio do Shop­ping da Bahia, HapVi­da e Fa­cul­da­de da Ci­da­de, apoio do Se­nac e Eu­do­ra e apoio ins­ti­tu­ci­o­nal da pre­fei­tu­ra de Sal­va­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.