Ima­gens de san­to são as mais vi­sa­das

Correio da Bahia - - Mais -

De acor­do com o res­tau­ra­dor e ar­tis­ta plás­ti­co Jú­lio Maia, as ima­gens de san­tos são as mais co­bi­ça­das em rou­bos de igre­jas, pe­lo va­lor his­tó­ri­co e ma­te­ri­al. Das 144 pe­ças pro­cu­ra­das pe­lo Iphan em Sal­va­dor, 15 são ima­gens. “Es­sas pe­ças vão pa­ra co­le­ci­o­na­do­res, pa­ra an­tiquá­ri­os. Mui­tas ve­zes o an­tiquá­rio com­pra e, tal­vez, não se dê con­ta que é da­qui, mas os do­nos aca­bam pre­sos quan­do al­guém de­nun­cia, por­que é re­cep­ta­ção”, diz.

Se­gun­do ele, pe­ças da Igre­ja de São Do­min­gos, re­cém-res­tau­ra­da, fo­ram en­con­tra­das num an­tiquá­rio em Ara­ca­ju (SE). Ou­tras cin­co pe­ças do al­tar-mor da igre­ja es­ta­vam num an­tiquá­rio em Sal­va­dor, quan­do o ca­so foi de­nun­ci­a­do. De 2012 pa­ra cá, a po­lí­cia pren­deu pe­lo me­nos qua­tro pes­so­as por rou­bo de ima­gens sa­cras e es­cul­tu­ras per­ten­cen­tes a igre­jas. A úni­ca pe­ça res­ga­ta­da que cons­ta do ban­co de da­dos do Iphan é uma cal­dei­ri­nha de pra­ta de 1725, res­ga­ta­da em fe­ve­rei­ro de 2015, no Rio de Ja­nei­ro.

Se­gun­do a juí­za da Ir­man­da­de do San­tís­si­mo Sa­cra­men­to de Nos­sa Se­nho­ra do Pi­lar, Jo­se­te Batista, um cru­ci­fi­xo de mar­fim - uma das pe­ças rou­ba­das da Igre­ja do Pi­lar em 1986 - foi de­vol­vi­do de­pois de ter si­do en­con­tra­do em um an­tiquá­rio em São Pau­lo. “As ou­tras du­as pe­ças, um cá­li­ce e uma la­pe­la de ou­ro, a es­sa al­tu­ra já fo­ram der­re­ti­das”, apos­ta.

Al­tar na Igre­ja do Bon­fim: das 144 pe­ças pro­cu­ra­das, 15 são ima­gens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.