Correio da Bahia

Imagens de santo são as mais visadas

-

De acordo com o restaurado­r e artista plástico Júlio Maia, as imagens de santos são as mais cobiçadas em roubos de igrejas, pelo valor histórico e material. Das 144 peças procuradas pelo Iphan em Salvador, 15 são imagens. “Essas peças vão para colecionad­ores, para antiquário­s. Muitas vezes o antiquário compra e, talvez, não se dê conta que é daqui, mas os donos acabam presos quando alguém denuncia, porque é receptação”, diz.

Segundo ele, peças da Igreja de São Domingos, recém-restaurada, foram encontrada­s num antiquário em Aracaju (SE). Outras cinco peças do altar-mor da igreja estavam num antiquário em Salvador, quando o caso foi denunciado. De 2012 para cá, a polícia prendeu pelo menos quatro pessoas por roubo de imagens sacras e esculturas pertencent­es a igrejas. A única peça resgatada que consta do banco de dados do Iphan é uma caldeirinh­a de prata de 1725, resgatada em fevereiro de 2015, no Rio de Janeiro.

Segundo a juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora do Pilar, Josete Batista, um crucifixo de marfim - uma das peças roubadas da Igreja do Pilar em 1986 - foi devolvido depois de ter sido encontrado em um antiquário em São Paulo. “As outras duas peças, um cálice e uma lapela de ouro, a essa altura já foram derretidas”, aposta.

 ??  ?? Altar na Igreja do Bonfim: das 144 peças procuradas, 15 são imagens
Altar na Igreja do Bonfim: das 144 peças procuradas, 15 são imagens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil