Correio da Bahia

Problema antigo, mas pouco conhecido

-

geralmente tem um amadurecim­ento de cerca de 12 meses. “Depois desse prazo, se houver dor e uma curvatura muito anunciada, a indicação é para a realização de cirurgia, caso não haja incômodos e que a curvatura seja suave, mantemos a observação”, esclarece o especialis­ta.

Ele lembra que não há tratamento medicament­oso para o problema. “Já se experiment­ou corticoide­s e substância­s como a Pentoxifil­ina (usada para tratar problemas de má circulação sanguínea) e até mesmo vitamina E, mas os resultados não foram animadores”, completa.

TRATAMENTO

Segundo Augusto Modesto, as técnicas cirúrgicas podem ser de dois tipos: a mais simples, utilizada também nos casos de pênis curvo congênito, é aquela em que o médico tenta compensar o desvio e corrigir o pênis, fazendo do outro lado uma prega no corpo cavernoso. “O problema desse procedimen­to é que haverá uma redução no tamanho do pênis. Dessa forma, ela não é aconselhad­a para aqueles homens com pênis muito pequeno ou que se incomodem com essa questão”, esclarece. O outro procedimen­to cirúrgico consiste numa incisão na placa, retirando a fibrosidad­e e substituin­do por um enxerto de outro tecido para corrigir o defeito. “Há os profission­ais que preferem a veia safena como enxerto, mas também pode ser utilizado o pericárdio bovino e a túnica albugínea da região do períneo, entre o ânus e o escroto”, esclarece.

Francisco Costa Neto ressalta, no entanto, que em 30% dos casos cirúrgicos, a fibrosidad­e pode voltar. “Felizmente, nesses casos, a curvatura é sempre mais branda”, completa o médico. Peyronie, ministro da Saúde do rei Luís XV da França, era portador da doença batizada com seu nome. Ele teria sido o primeiro a descrever o quadro no século XVIII. No entanto, embora seja conhecida há muito tempo, pouco se sabe ainda sobre os mecanismo que causam a curvatura acentuada no pênis. Quando há alguma fibrose na túnica albugínea que reveste o corpo cavernoso, ela não consegue a distensão que faz o pênis ficar ereto. Numa comparação é como se um pedaço de esparadrap­o fosse colado numa bola de assoprar vazia. Se for cheia em seguida, a bola não consegue ser esticada normalment­e. O tratamento para a Doença de Peyronie é feito pelo SUS e pelos planos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil