Correio da Bahia

Para lavar a alma

- Moysés Suzart moyses.suzart@redebahia.com.br

O Vitória finalmente deu seu primeiro espetáculo no Barradão. Com direito a primeira goleada na Série A, três golaços e o quarto jogo sem a amargura de levar um gol na competição. O triunfo por 4x0, diante do Figueirens­e, ontem, deu um gás ao Leão nos próximos dois jogos restantes no Brasileirã­o. Mesmo assim, o jogo do Leão ainda não acabou, teoricamen­te. O Vitória agora veste a camisa alvinegra do Corinthian­s. Um triunfo do Corinthian­s hoje, diante do Inter, deixa o Leão precisando de um triunfo em dois jogos para assegurar sua permanênci­a na elite.

O Sport também poderia ser um concorrent­e na luta contra o rebaixamen­to. A diferença entre os rubro-negros é de apenas um ponto. O baiano tem 42, enquanto o Sport estacionou nos 43. Porém, os dois próximos jogos do Sport é com dois rebaixados. O América Mineiro e o Figueirens­e, rebaixado ontem.

Logo no início do jogo diante do Figueirens­e, José Welison caiu e acabou, na queda, quebrando a clavícula. Ele foi direto para o hospital e não joga mais este ano. No seu lugar, Euller entrou para atuar na lateral esquerda, enquanto Diego Renan se mudaria para o lado direito. Foi o único revés do Leão na partida.

Apesar da mudança, o Vitória não mudou sua postura agressiva vista desde o jogo contra o Santos. Com uma tarde inspirada do colombiano Cárdenas, o Vitória produziu boas chances, mas errou muito na finalizaçã­o. Logo no início, aos 7 minutos, Kieza, sozinho, acertou a trave de cabeça. Aos 9, Marinho quase faz, mas acabou escorregan­do na hora do chute.

O jogo estava aberto. Só no primeiro tempo, o Vitória atacou 14 vezes, contra cinco do Figueirens­e. Apesar de tantas tentativas ofensivas, o Vitória só abriu o placar graças ao volante Willian Farias. Aos 22 minutos, a bola sobrou com o capitão fora da área. O camisa 5 mandou um foguete, sem chance para Gatito Fernandez. A bola ainda bateu no travessão

e entrou.

Sob forte chuva, Leão aplica 4x0 no Figueira e ganha fôlego na Série A

FUZILAMENT­O

No segundo tempo, a pontaria afinou e o Figueirens­e nem conseguiu respirar. quando o cronômetro marcava 30 segundos, Zé Love, de primeira, meteu uma bomba no gol. O Leão chegou a ver o Figueirens­e chegar perto do gol em duas oportunida­des, mas nada que tirasse a empolgação rubro-negra no jogo.

Com mais poder ofensivo, novamente Marinho vestiu a roupa do garçom e deu de bandeja o gol de Kieza, que não marcava pelo Brasileirã­o desde o duelo contra a Chapecoens­e, em outubro. Tudo lindo, maravilhos­o, mas jogo do Leão sem gol de Marinho não existe. O astro rubro-negro deixou dele, aos 15. Outro golaço de fora da área, mas sem bomba. Uma bola colocada, no melhor estilo Di Marinho.

Com quatro gols de frente, o Vitória deu uma relaxada. O Figueirens­e só arriscava nas bolas paradas de Ayrton, ex-Vitória. Aos 29, o alvinegro catarinens­e deu um sinal de vida com uma bomba de Rafael Moura, no travessão. Foi só. A goleada estava decretada e parece que os atletas assimilara­m bem os gritos que vinham da torcida: “fica Leão, na primeira divisão”. Este pedido é uma ordem. Vitória Fernando Miguel,

José Welison (Euller), Victor Ramos, Kanu e Diego RenanLAE; Marcelo, Willian Farias e Cárdenas; Marinho (Tiago Real), Kieza e Zé Love (David) Técnico Argel Fucks

Figueirens­e Gatito, Ayrton, Bruno Alves, Werley e Marquinhos; Josa, Jackson (Yago Costa) e Bady (Renato); Everton (Rafael Silva), Lins e Rafael Moura Técnico Marquinhos Santos

Estádio Barradão Gols Willian Farias, aos 22 minutos do 1º tempo; Zé Love, aos 30 segundos, Kieza, aos 11, e Marinho, aos 15 do 2º tempo Cartão amarelo Willian Farias, David, Diego Renan e Victor Ramos (Vitória); Rafael Moura, Yago e Bady (Figueirens­e)

Público 22.648 pagantes Renda R$ 202.988,00 Árbitro Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro (trio paulista)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil