Pe­le que não der­re­te, bri­lha

Correio da Bahia - - Esporte - Ve­re­na.pa­ra­nhos@re­de­bahia.com.br

O pú­bli­co que com­pa­re­ceu on­tem à Pra­ça da Cruz Caí­da, no Cen­tro His­tó­ri­co, pro­vou que a ce­le­bra­ção do Dia da Cons­ci­ên­cia Ne­gra tam­bém po­de ser uma for­ma de re­sis­tên­cia. A chu­va for­te que caiu na ci­da­de não ti­rou o bri­lho do Afro Fashi­on Day (AFD), se­gun­da edi­ção do even­to re­a­li­za­do pe­lo COR­REIO pa­ra mos­trar que des­fi­lar é uma ma­nei­ra de afir­mar nos­sas con­quis­tas e be­le­zas.

Ape­sar do mau tem­po, a pla­teia se man­te­ve ani­ma­da pa­ra o gran­de show de mo­da gra­tui­to. An­tes mes­mo dos 74 mo­de­los e con­vi­da­dos su­bi­rem na pas­sa­re­la, com o te­ma O Gri­to das Ru­as, o DJ Mau­ro Te­le­funk­soul ani­mou os pre­sen­tes, pro­mo­ven­do uma ver­da­dei­ra ba­la­da.

A fes­ta foi am­pli­a­da pa­ra a pas­sa­re­la com uma per­for­man­ce que uniu os gru­pos FitDan­ce e Le­kan Dan­ce, além de dan­ça­ri­nos de stil­le­to se equi­li­bran­do em sal­tos. “A dan­ça é pa­ra qual­quer pla­teia, se en­cai­xa em qual­quer lu­gar”, dis­se Zig Pe­rei­ra, do FitDan­ce.

O cas­ting 100% ne­gro con­ti­nu­ou a ce­le­bra­ção usan­do rou­pas e aces­só­ri­os pro­du­zi­dos por 45 mar­cas lo­cais. “O Dia da Cons­ci­ên­cia Ne­gra vi­rou um pro­ces­so de em­po­de­ra­men­to con­tí­nuo, cons­tan­te. Es­ta­mos aten­tos, es­ta­mos es­per­tos, es­ta­mos aqui, es­ta­mos com tu­do”, des­ta­cou a can­to­ra La­ris­sa Luz, mes­tre de ce­rimô­ni­as do des­fi­le.

Pa­ra o can­tor Már­cio Vic­tor, um dos ar­tis­tas con­vi­da­dos, o mo­men­to foi de vol­tar no tem­po. Além de lem­brar a in­fân­cia, quan­do par­ti­ci­pa­va de des­fi­les, o lí­der do Psi­ri­co fez ques­tão de re­for­çar seu pa­pel na lu­ta con­tra o ra­cis­mo. “Es­tá aí na in­ter­net, em to­dos os lu­ga­res. O Bra­sil ain­da é o país das mu­la­tas rai­nhas. Tem pes­so­as dor­min­do ain­da, que não sa­bem o que é ser pre­to de ver­da­de”, dis­se. Os can­to­res Ana Ma­met­to, Mar­ga­reth Me­ne­zes, Vi­tor Pret­to e Lin­coln Se­na, da Du­as Me­di­das, fo­ram ou­tros que su­bi­ram na pas­sa­re­la.

“É uma con­quis­ta do ne­gro mos­trar to­do o seu po­der. Uma iden­ti­da­de afir­ma­da no ta­len­to e na be­le­za. E o jor­nal es­tá an­te­na­do com o que es­sas pes­so­as cons­tro­em no seu dia a dia. É com­pro­mis­so do COR­REIO dar vi­si­bi­li­da­de a es­sa ri­que­za cul­tu­ral”, dis­se a edi­to­ra-che­fe do pe­rió­di­co, Lin­da Be­zer­ra.

A im­por­tân­cia de re­fle­tir so­bre a da­ta tam­bém era sen­ti­da en­tre o pú­bli­co. Janaína Sa­cra­men­to fez ques­tão de sair de Ma­dre de Deus, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Sal­va­dor, pa­ra le­var a fi­lha Nai­la­ne, de 7 anos. “Ela já tra­ba­lha co­mo mo­de­lo fo­to­grá­fi­ca e tam­bém de pas­sa­re­la. É im­por­tan­te va­lo­ri­zar a cul­tu­ra ne­gra des­de pe­que­na e ver que uma pas­sa­re­la to­da ne­gra é pos­sí­vel”.

O des­fi­le tam­bém atraiu quem não fa­zia ideia do que es­ta­va ro­lan­do por ali. Es­se foi o ca­so do fran­cês Danny Con­ti. “Eu sou ne­gro e a me­mó­ria é mui­to im­por­tan­te. Eu sin­to que Sal­va­dor mantém es­sa me­mó­ria vi­va”, dis­se o ven­de­dor.

“O Afro Fashi­on Day ho­je se mos­trou um even­to fun­da­men­tal no ca­len­dá­rio da ci­da­de. A pro­va dis­so é que a po­pu­la­ção veio de­bai­xo de chu­va, fi­cou o tem­po to­do su­pe­ra­ni­ma­da. Tu­do is­so é gra­ças a quem acre­di­tou no pro­je­to, pa­tro­ci­na­do­res, apoi­a­do­res, mo­de­los, es­ti­lis­tas, pro­du­to­res”, afir­mou Fá­bio Góis, ge­ren­te de mar­ke­ting e mí­di­as di­gi­tais do COR­REIO.

DE­VER CUM­PRI­DO

De­pois do de­ver cum­pri­do na pas­sa­re­la, o cli­ma de ce­le­bra­ção to­mou con­ta dos bas­ti­do­res, com mo­de­los e cri­a­ti­vos vi­bran­do em êx­ta­se. “É uma hon­ra es­tar des­fi­lan­do aqui em Sal­va­dor, fa­ça chu­va ou fa­ça sol. A ener­gia da mi­nha fa­mí­lia, do pú­bli­co bai­a­no, me emo­ci­o­na, não tem na­da igual”, dis­se a top bai­a­na Di­a­ra Rosa. De­pois de par­ti­ci­par do AFD em 2015, a jo­vem dei­xou a Ilha de Ita­pa­ri­ca pa­ra mo­rar em São Paulo e já em­pla­cou cam­pa­nhas in­ter­na­ci­o­nais e edi­to­ri­ais de re­vis­tas co­mo Vo­gue Bra­sil.

A sa­tis­fa­ção tam­bém era sen­ti­da com os es­ti­lis­tas e de­sig­ners res­pon­sá­veis pe­las mar­cas. “É bem in­te­res­san­te es­se mo­vi­men­to de res­ga­tar a nos­sa cul­tu­ra, as re­fe­rên­ci­as da Bahia. É es­sen­ci­al par­ti­ci­par de gran­des even­tos com ou­tras mar­cas e for­ta­le­cer a ca­deia pro­du­ti­va da mo­da”, afir­mou Gustavo Mo­ra­es, da Tempt.

A pro­gra­ma­ção do AFD de on­tem con­tou ain­da com a ex­po­si­ção Vi­su no Pelô e Es­pa­ço Kids. Sá­ba­do fo­ram re­a­li­za­dos seis ofi­ci­nas e ba­te-pa­pos no Se­nac Rua Chi­le.

O Afro Fashi­on Day tem pa­tro­cí­nio do Shop­ping da Bahia, HapVi­da e Fa­cul­da­de da Ci­da­de, apoio do Se­nac e Eu­do­ra e apoio ins­ti­tu­ci­o­nal da Pre­fei­tu­ra de Sal­va­dor.

Mo­da praia tam­bém te­ve es­pa­ço na pas­sa­re­la do Afro Fashi­on Day 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.