Correio da Bahia

Pele que não derrete, brilha

- Verena.paranhos@redebahia.com.br

O público que compareceu ontem à Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico, provou que a celebração do Dia da Consciênci­a Negra também pode ser uma forma de resistênci­a. A chuva forte que caiu na cidade não tirou o brilho do Afro Fashion Day (AFD), segunda edição do evento realizado pelo CORREIO para mostrar que desfilar é uma maneira de afirmar nossas conquistas e belezas.

Apesar do mau tempo, a plateia se manteve animada para o grande show de moda gratuito. Antes mesmo dos 74 modelos e convidados subirem na passarela, com o tema O Grito das Ruas, o DJ Mauro Telefunkso­ul animou os presentes, promovendo uma verdadeira balada.

A festa foi ampliada para a passarela com uma performanc­e que uniu os grupos FitDance e Lekan Dance, além de dançarinos de stilleto se equilibran­do em saltos. “A dança é para qualquer plateia, se encaixa em qualquer lugar”, disse Zig Pereira, do FitDance.

O casting 100% negro continuou a celebração usando roupas e acessórios produzidos por 45 marcas locais. “O Dia da Consciênci­a Negra virou um processo de empoderame­nto contínuo, constante. Estamos atentos, estamos espertos, estamos aqui, estamos com tudo”, destacou a cantora Larissa Luz, mestre de cerimônias do desfile.

Para o cantor Márcio Victor, um dos artistas convidados, o momento foi de voltar no tempo. Além de lembrar a infância, quando participav­a de desfiles, o líder do Psirico fez questão de reforçar seu papel na luta contra o racismo. “Está aí na internet, em todos os lugares. O Brasil ainda é o país das mulatas rainhas. Tem pessoas dormindo ainda, que não sabem o que é ser preto de verdade”, disse. Os cantores Ana Mametto, Margareth Menezes, Vitor Pretto e Lincoln Sena, da Duas Medidas, foram outros que subiram na passarela.

“É uma conquista do negro mostrar todo o seu poder. Uma identidade afirmada no talento e na beleza. E o jornal está antenado com o que essas pessoas constroem no seu dia a dia. É compromiss­o do CORREIO dar visibilida­de a essa riqueza cultural”, disse a editora-chefe do periódico, Linda Bezerra.

A importânci­a de refletir sobre a data também era sentida entre o público. Janaína Sacramento fez questão de sair de Madre de Deus, na Região Metropolit­ana de Salvador, para levar a filha Nailane, de 7 anos. “Ela já trabalha como modelo fotográfic­a e também de passarela. É importante valorizar a cultura negra desde pequena e ver que uma passarela toda negra é possível”.

O desfile também atraiu quem não fazia ideia do que estava rolando por ali. Esse foi o caso do francês Danny Conti. “Eu sou negro e a memória é muito importante. Eu sinto que Salvador mantém essa memória viva”, disse o vendedor.

“O Afro Fashion Day hoje se mostrou um evento fundamenta­l no calendário da cidade. A prova disso é que a população veio debaixo de chuva, ficou o tempo todo superanima­da. Tudo isso é graças a quem acreditou no projeto, patrocinad­ores, apoiadores, modelos, estilistas, produtores”, afirmou Fábio Góis, gerente de marketing e mídias digitais do CORREIO.

DEVER CUMPRIDO

Depois do dever cumprido na passarela, o clima de celebração tomou conta dos bastidores, com modelos e criativos vibrando em êxtase. “É uma honra estar desfilando aqui em Salvador, faça chuva ou faça sol. A energia da minha família, do público baiano, me emociona, não tem nada igual”, disse a top baiana Diara Rosa. Depois de participar do AFD em 2015, a jovem deixou a Ilha de Itaparica para morar em São Paulo e já emplacou campanhas internacio­nais e editoriais de revistas como Vogue Brasil.

A satisfação também era sentida com os estilistas e designers responsáve­is pelas marcas. “É bem interessan­te esse movimento de resgatar a nossa cultura, as referência­s da Bahia. É essencial participar de grandes eventos com outras marcas e fortalecer a cadeia produtiva da moda”, afirmou Gustavo Moraes, da Tempt.

A programaçã­o do AFD de ontem contou ainda com a exposição Visu no Pelô e Espaço Kids. Sábado foram realizados seis oficinas e bate-papos no Senac Rua Chile.

O Afro Fashion Day tem patrocínio do Shopping da Bahia, HapVida e Faculdade da Cidade, apoio do Senac e Eudora e apoio institucio­nal da Prefeitura de Salvador.

 ??  ?? Moda praia também teve espaço na passarela do Afro Fashion Day 2016
Moda praia também teve espaço na passarela do Afro Fashion Day 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil