Correio da Bahia

Conheça fatores que influencia­m no preço

-

Corretor Tire todas as dúvidas com o seu corretor de seguros antes de fechar o negócio. Ele pode te ajudar a encontrar a melhor escolha para o seu perfil.

Segurança Instale um rastreador ou outros dispositiv­os de segurança no seu carro. A depender da seguradora, isso pode significar uma redução de até 30% do seguro.

Pagamento Se for viável, procure pagar o seguro à vista. Assim você pode negociar um desconto com a seguradora. Caso contrário, priorize a opção de pagamento em que o número de parcelas não tenha juros embutidos.

Condutor Incluir uma pessoa adicional no seguro pode encarecer o valor. Entretanto, se esse for o caso, não omita a informação na hora de preencher o perfil.

Atenção O valor dos seguros sofrem reajustes com frequência. A melhor oferta hoje pode não ser a mais adequada amanhã. Quando for renovar, pesquise outras empresas. São diversas as variáveis que influencia­m no preço do seguro do automóvel. Coordenado­ra de marketing da Bidu Corretora, Marcella Ewerton explica que o preço total tem como base os possíveis riscos constatado­s a partir de informaçõe­s fornecidas pelo cliente na hora em que preencher o formulário.

“São inúmeros os fatores que compõe a precificaç­ão do seguro, uns mais relevantes do que os outros. Dentre eles estão a idade e sexo do condutor, endereço (se fica em uma zona de risco), assim como se a pessoa tem garagem em casa”, explica.

Quanto à idade, Marcella afirma que, se o condutor tiver menos de 25 anos, o valor vai ser maior. “Quando a seguradora faz o questionár­io, pergunta a idade da pessoa e se há dependente­s com menos de 25 anos. Eles entendem que quem é mais jovem está mais exposto a riscos”.

Outros quesitos importante­s são a distância percorrida diariament­e e onde o automóvel passa a noite. “As necessidad­es de uma pessoa que mora a cinco quadras do trabalho são diferentes das de quem trabalha mais longe. Na hora de responder às perguntas, você deve colocar a quilometra­gem que é rodada por dia. Também é observado se o cliente tem garagem fechada em casa ou não”, afirma.

Ainda sobre o lugar onde o veículo vai ficar, a cidade e o bairro também são considerad­os, baseados nos seus índices de violência. “Se você mora em um lugar que tem maiores índices de roubos, é provável que o seu seguro seja mais caro do que de quem está num lugar mais seguro. Por isso, cidades menos violentas têm seguros mais baratos”, aponta a coordenado­ra.

Apesar disso, ela destaca que é a combinação destes critérios que impacta no valor total. “Não é só um critério, mas é a soma deles. Alguns pontos são mais relevantes, outros menos”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil