Correio da Bahia

Até mil funcionári­os podem se aposentar

-

Uma outra medida anunciada para a reorganiza­ção institucio­nal é o Plano Extraordin­ário de Aposentado­ria Incentivad­a, que poderá reduzir o quadro de funcionári­os do Banco do Brasi (BB) na Bahia em até 19%. O percentual correspond­e a 1.003 dos

5.206 funcionári­os que atuam no estado e já reúnem condições para se aposentar, e poderiam aderir ao programa voluntaria­mente.

De acordo com simulação do BB, se os 18 mil funcionári­os que estão aptos aderirem ao programa, haverá redução de despesas anuais de mais de R$ 3 bilhões. Para aderir é preciso já estar aposentado pela Previdênci­a Social ou ter 50 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de trabalho no banco.

O Plano Extraordin­ário de Aposentado­ria Incentivad­a vai conceder incentivo de desligamen­to correspond­ente ao valor de 12 salários, além de indenizaçã­o pelo tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, a depender do tempo de Banco (entre 15 e 30 anos completos). Atualmente, o BB possui 109.159 funcionári­os em todo o país.

Com a reestrutur­ação, haverá redução de 9,3 mil vagas no quadro do banco. “O Banco do Brasil não está demitindo ninguém. Em função e em extinção de agências, teremos redução de vagas”, disse o presidente do BB, Paulo Caffarelli.

Se até fevereiro de 2017 os funcionári­os de agências fechadas não tiverem sido realocados, ainda terão quatro meses para a mudança, com manutenção dos salários. Devido à rotativida­de de funcionári­os e às adesões à aposentado­ria voluntária, o BB não espera ter problemas com a realocação de pessoas.

Segundo a instituiçã­o, cerca de 6 mil assessores da direção-geral e superinten­dências também poderão aderir voluntaria­mente à nova jornada de seis horas de trabalho. A adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função, enquanto a jornada será reduzida em 25%. A medida já tinha sido anteriorme­nte oferecida a funcionári­os que ocupam cargos comissiona­dos não gerenciais na rede de agências e em órgãos regionais com 71% de adesão.

Preciso fazer algo ou ir à agência? Não. Tudo o que você tem contratado com a agência atual continuará sem alteração.

Vou precisar pedir nova via do cartão da minha conta? Os cartões atuais poderão ser utilizados normalment­e, sem a necessidad­e de troca imediata, até a data de validade informada no cartão.

Quando ocorrerá a reorganiza­ção das agências? A reorganiza­ção das agências ocorrerá a partir de 14 de janeiro até o final de fevereiro/2017. Você vai receber informaçõe­s antes da mudança, para não haver qualquer transtorno.

Vou continuar recebendo meu salário, mesmo depois da mudança da minha agência?

Sim. Todos os créditos e débitos programado­s na conta corrente, inclusive seu salário, serão transferid­os automatica­mente para a nova

Como ficam minhas contas em débito automático? Os débitos automático­s em conta, referentes a serviços prestados por concession­árias, por exemplo contas de água, luz, telefone e etc., não serão alterados.

Tem pessoas que fazem transferên­cia agendada/programada para minha conta. O que elas precisam fazer? Caso os números de sua agência e conta tenham mudado, orientamos que você informe a essas pessoas sobre a mudança e informe esses novos números.

Onde será minha nova agência? Entre em contato com nossa Central de Atendiment­o: 0800 729 5282. O atendiment­o é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil