Correio da Bahia

Uma história singular

- Das agências mais@correio24h­oras.com.br

Após anos recluso e distante dos holofotes, o ex-líder de Cuba Fidel Castro morreu na noite de anteontem no país. Ele lutava contra uma doença intestinal há uma década e sua saúde vinha se deterioran­do. Em sua última aparição pública, para celebrar seu aniversári­o de 90 anos, em agosto, demonstrav­a uma aparência frágil.

Fidel Castro foi uma das figuras mais polêmicas do século passado e também do começo deste século, depois de ter liderado uma revolução no país em janeiro de 1959.

Naqueles dias eufóricos, centenas de milhares de cubanos saíram pelas ruas e campos do país gritando liberdade, enquanto um novo governo formado por guerrilhei­ros barbudos, que haviam lutado durante três anos nas serras contra o ditador Fulgêncio Batista, tomava o poder no país.

Nos meses seguintes, cresceu a confrontaç­ão entre o líder da revolução, Fidel Castro, e o governo americano. Os Estados Unidos deixavam de comprar quase todo o açúcar produzido pela ilha (praticamen­te seu único produto de exportação) as refinarias americanas na ilha pararam e o país entrou em uma crise profunda.

Mas os cubanos viram algo novo no país: a abertura de escolas feitas por voluntário­s para combater o analfabeti­smo, que afligia pelo menos metade da população; o fechamento dos cassinos e bordéis controlado­s pela máfia ítalo-americana e por partidário­s de Batista em Havana e em Santiago; a reforma agrária, com a repartição dos enormes latifúndio­s de canade-açúcar e a entrega de títulos de posse a milhares de camponeses miseráveis.

Além disso, centenas de ex-militares e policiais do regime de Batista, acusados de torturas e assassinat­os, foram levados a julgamento­s públicos e punidos.

GUERRA FRIA

Era o clima da Guerra Fria. Tudo isso enfureceu os EUA, que armaram a invasão de Playa Giron (ou da Baía dos Porcos, como ficou conhecida no mundo): 1.500 exilados cubanos, armados pela CIA, que partiram da Nicarágua para derrubar o regime liderado por Fidel. Os cubanos, no entanto, apoiaram Fidel em massa. “Fidel Castro não é um comunista, mas a pressão dos Estados Unidos deverá transformá-lo em um comunista em dois ou três anos”, disse o líder soviético Nikita Kruchev em 1960.

Após terem sido cercados na praia por milícias populares e forças leais do Exército cubano, os invasores se renderam, depois de deixarem mais de cem mortos no combate. Muitos historiado­res coincidem: a vitória de Playa Giron e a duração do regime comandado por Fidel só foram possíveis pela enorme popularida­de do líder e por grandes avanços sociais que realmente ocorreram em Cuba, pelo menos nas décadas de 1960 e 1970.

Fidel foi uma uma das figuras mais polêmicas do século passado

BIOGRAFIA

O líder cubano nasceu no dia 13 de agosto de 1927, na fazenda de cana-de-açúcar de seu pai, perto de Birán, no litoral cubano. O pai de Fidel, Angel Castro, nascido na Galícia (Espanha) foi para Cuba com o exército espanhol, durante a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos (1898). Com o fim da guerra, Angel, como vários espanhóis, preferiu tentar a sorte em Cuba.

Angel era um trabalhado­r resistente e econômico. Em 1926, ele comprou sua primeira fazenda de cana-de-açúcar. Em seu primeiro casamento, com uma professora cubana, teve dois filhos. Ele mantinha um romance com uma cozinheira cubana que trabalhava para a família, Lina Ruiz González. Após a morte da primeira mulher, Angel se casou com Lina, que já lhe havia dado três filhos: Angela, Ramón e Fidel. O casal teve mais três filhas e um filho, Raúl.

Fidel teve uma infância despreocup­ada. Ele entrou na escola pública local aos 6 anos e em 1942, aos 15 anos, começou o curso secundário em Havana. Tornou-se um orador brilhante e líder estudantil. Em 1945, ingressou no curso de Direito da Universida­de de Havana.

O primeiro ano marcante para Fidel foi 1948, quando ele visitou Bogotá, capital da Colômbia. Ali participou de uma

 ??  ?? Che Guevara e Fidel: jovens revolucion­ários tomaram o poder em Cuba
Che Guevara e Fidel: jovens revolucion­ários tomaram o poder em Cuba
 ??  ?? Exilados cubanos, armados pelos EUA, presos após a frustrada tentativa de invasão da Baía dos Porcos
Exilados cubanos, armados pelos EUA, presos após a frustrada tentativa de invasão da Baía dos Porcos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil