Correio da Bahia

Descontrol­e financeiro e impulso para compras refletem algum problema emocional?

-

A farmacêuti­ca Daniele Brustolim ressalta que para recolher as amostras de pacientes que vão iniciar o tratamento oncológico, é necessário que o processo tenha início pelo menos 15 dias antes da quimio ou radio e que sejam feitas pelo menos três coletas de espermatoz­oides.

“Antes, porém, os pacientes precisam passar por exames laboratori­ais e sorológico­s para saber se esse material está ok ou se foi contaminad­o por alguma infecção”, explica a especialis­ta, destacando que, em alguns casos, pacientes perdem a oportunida­de de realizar o procedimen­to porque deixam para procurar o serviço nas vésperas de começar o tratamento.

BANCOS DE ESPERANÇA Danielle Brustolim explica que hoje, no Brasil, funcionam dois tipos de bancos de sêmen. No primeiro, conhecido como terapêutic­o, apenas o doador tem o direito de manipular as células e, nem mesmo a família ou esposa podem dispor desse material genético. No segundo, chamado de banco de doador, há uma doação pública de sêmen, caráter lucrativo ou comercial e os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.

O especialis­ta responsáve­l pela área de reprodução humana da Criogênesi­s Renato de Oliveira esclarece que, em situações especiais, informaçõe­s sobre os doadores podem ser fornecidas exclusivam­ente para médicos, resguardan­do-se a identidade civil do doador.

“As clínicas, centros ou serviços onde é feita a doação devem manter, de forma permanente, um registro com dados clínicos de caráter geral, caracterís­ticas fenotípica­s, que são aquelas visualizad­as no indivíduo, e uma amostra de material celular dos doadores, de acordo com legislação vigente”, pontua, enfatizand­o que na região da unidade, o registro dos nascimento­s evitará que um doador tenha produzido mais de duas gestações de crianças de sexos diferentes em uma área de um milhão de habitantes.

“A escolha dos doadores é de responsabi­lidade do médico assistente. Dentro do possível, deverá garantir que o doador tenha a maior semelhança fenotípica e a máxima possibilid­ade de compatibil­idade com a receptora. Não será permitido aos médicos, funcionári­os e demais integrante­s da equipe multidisci­plinar das clínicas, unidades ou serviços, participar­em como doadores nos programas de reprodução assistida”, completa.

Em Salvador, os bancos de sêmen estão presentes em clínicas particular­es especializ­adas e nos centros de reprodução assistida. “Os planos ainda não cobrem o procedimen­to, com a justificat­iva de que a paternidad­e não é uma questão de saúde”, critica Joaquim Lopes.

Com uma postura parecida, Renato de Oliveira destaca que a infertilid­ade traz consequênc­ias deletérias na saúde do casal. “Incluindo o aumento do risco de suicídio, mas mesmo assim a questão não é considerad­a um problema de saúde pública em nosso país”, completa, destacando que ainda é pequeno o número de instituiçõ­es públicas que prestam o serviço. “Alguns são vinculados com faculdades ou universida­des e outros com hospitais públicos de referência”, finaliza. Sem dúvida, a falta de controle sobre as finanças tanto reflete quanto piora um problema emocional. Mas é preciso dizer que nem toda pessoa que tem um problema no orçamento, pontual, tem um transtorno, de fato. Aquele consumidor que só age por impulso, via de regra, tem um problema de duração longa, que é quando a situação de compra fica o dia todo na cabeça da pessoa, o que leva a prejuízos no trabalho e no planejamen­to financeiro. A sensação é de culpa ou remorso. Essa preocupaçã­o, em excesso, somada à perda do controle, a mentiras contadas à família e ao consumo como forma de superar uma dor, ou uma angústia, também são sinais importante­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil