Correio da Bahia

O limite era o céu

- Bruno Queiroz bruno.queiroz@redebahia.com.br

Uma ascensão meteórica da última até a primeira divisão do futebol brasileiro em cinco anos não era o suficiente. Estar na Série A, para a Associação Chapecoens­e de Futebol, ainda não era o auge. O limite, até a madrugada de ontem, era desconheci­do. Até que um acidente aéreo numa região montanhosa no município de La Unión, na Colômbia, a 50km de Medellín, onde o time catarinens­e começaria a decidir a Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, hoje, interrompe­u um sonho perto de se realizar.

O avião da companhia boliviana Lamia, que transporta­va a delegação da Chapecoens­e e membros da imprensa que trabalhari­am na cobertura da partida, além da tripulação, caiu quando se aproximava de Medellín. Foi a maior tragédia aérea da história do futebol e do jornalismo. Ao todo, 71 das 77 pessoas a bordo morreram.

Sete foram resgatadas ainda com vida. Entre elas, os atletas Danilo, Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann, o jornalista Rafael Henzel e os tripulante­s Ximena Suárez e Erwin Tumiri. Danilo, que era goleiro titular da Chapecoens­e e foi o herói da classifica­ção da equipe à final continenta­l, não resistiu e morreu no hospital.

Os meias Ananias e Arthur Maia, que passaram por Bahia e Vitória, respectiva­mente, além do volante Sérgio Manoel, de Xique-Xique, único baiano no voo, também foram vítimas fatais da tragédia.

Da imprensa, foram 20 profission­ais mortos, entre eles o comentaris­ta Mário Sérgio, ídolo do Vitória e que também jogou no Bahia, o repórter Victorino Chermont e o narrador Deva Pascovicci, todos do canal Fox Sports.

Quatro pessoas da lista inicial do voo não embarcaram: o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o presidente do Conselho Deliberati­vo do clube, Plínio David, Gelson Merisio, o presidente da Assembleia Legislativ­a de Santa Catarina e o jornalista da rádio Super Condá, de Chapecó, Ivan Carlos Agnoletto.

 ??  ?? Avião com equipe da Chapecoens­e,
jornalista­s e tripulante­s cai
em região montanhosa na
Colômbia
Avião com equipe da Chapecoens­e, jornalista­s e tripulante­s cai em região montanhosa na Colômbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil