Correio da Bahia

Vivos suportaram frio e muita chuva

- Alexandre Lyrio e Agências alexandre.lyrio@redebahia.com.br

“Não me deixe morrer… não sinto as pernas, não me deixe morrer”. Segundo o site da revista Época, foram essas as palavras que o goleiro Jackson Follmann repetia à equipe da Defesa Civil da Colômbia, quando encontrado preso entre as poltronas do avião da LaMia CP2933. Jackson foi localizado graças aos seus gemidos, na parte traseira do avião. É um dos seis sobreviven­tes da tragédia que deixou 71 mortos.

Além dele, sobreviver­am o lateral-esquerdo Alan Ruschel, o zagueiro Neto, o jornalista Rafael Henzel e os tripulante­s bolivianos Ximena Suárez e Erwin Tumiri. O local do acidente fica a 1h30 de carro de Medellín e a cinco minutos de voo da pista do aeroporto José María Córdova. Jackson foi o primeiro a ser resgatado. “É um milagre que estejam vivos”, disse o socorrista Jorge Restrepo. O Hospital San Vicente Fundación de Rionegro informou que a perna direita de Jackson teve de ser amputada.

LUZ DE LANTERNAS

As primeiras equipes de resgate que, no total, envolveram mais de 150 pessoas, conseguira­m chegar ao ponto da queda quase uma hora depois, já que só é possível o acesso a pé. Assim que avistaram os destroços, as equipes trabalhara­m com luz de lanternas. Em seguida, chegaram refletores que revelaram um cenário tenebroso: poltronas, pedaços de turbinas, cabos, vidros, árvores, lama, malas e corpos despedaçad­os.

A reportagem da

Época afirma que, na clínica San Juan de Díos, em Medellín, Alan Ruschel chegou a fazer um pedido antes de passar por uma cirurgia: que os médicos guardassem sua aliança de casamento. No Brasil, a mais de 7 mil quilômetro­s dali, sua esposa, Amanda, postava um texto emocionado nas redes sociais. “Graças a Deus o Alan está no hospital, estado estável. Estamos orando por todos que ainda não foram socorridos, e força para todos os familiares. Situação complicada, difícil. Só Deus para dar força mesmo”, escreveu.

No início da tarde, o diretor médico da Clínica San Juan de Dios, Guillermo Molina Mesa, falou para o canal colombiano Telemedell­ín sobre a situação de Neto. “Paciente com hematoma craniano, não sabe se é fratura, e no abdômen e tórax. O estado dele é crítico. Vamos esperar a evolução. No caso dele, foi encontrado vivo na madrugada, quando diziam que não havia mais sobreviven­tes. É um jogador com grande porte físico, aguentou o impacto, o inverno, o aguaceiro”, citou o médico. Neto passou por cirurgia com intervençõ­es de neurologis­ta, otorrinola­ringologis­ta, cirurgia-geral e ortopedia.

O jornalista Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, também passou por cirurgia e seu estado inspira cuidados.

Já o boliviano Erwin Tumiri revelou que escapou da morte porque seguiu um protocolo de segurança recomendad­o para acidentes aéreos. Um dos tripulante­s, ele decidiu permanecer em posição fetal com uma mala entre as pernas, enquanto a maioria entrava em desespero. “Sobrevivi porque segui todos os protocolos de segurança. Com a situação de pânico, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei umas malas entre as pernas e fiquei na posição fetal”, contou.

‘É um milagre que estejam vivos’, disse socorrista após resgate

 ??  ?? Socorrista­s resgatam zagueiro Neto do local do acidente
Socorrista­s resgatam zagueiro Neto do local do acidente
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil