Mais de 110 mil bra­si­lei­ros não sa­bem que têm o ví­rus HIV

Correio da Bahia - - Brasil - CAR­MEN VASCONCELOS

PA­NO­RA­MA No Bra­sil, 112 mil pes­so­as vi­vem com o ví­rus HIV e não sa­bem. É o que mos­tra o no­vo Bo­le­tim Epi­de­mi­o­ló­gi­co de HIV e Aids di­vul­ga­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de, on­tem, co­mo par­te das ati­vi­da­des do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, ce­le­bra­do hoje. O le­van­ta­men­to mos­tra que a epi­de­mia da Aids es­tá es­ta­bi­li­za­da no Bra­sil, com ta­xa de de­tec­ção em tor­no de 19,1 ca­sos a ca­da 100 mil ha­bi­tan­tes, anu­al­men­te. Is­so re­pre­sen­ta cer­ca de 41,1 mil ca­sos no­vos ao ano. Des­de o iní­cio da epi­de­mia, na dé­ca­da de 1980, até o fi­nal de 2015, fo­ram re­gis­tra­das 827 mil pes­so­as que vi­vem com HIV/Aids. Des­se to­tal, 372 mil ain­da não es­tão em tra­ta­men­to, e, des­tas, 260 mil já sa­bem que es­tão in­fec­ta­das, e ou­tras 112 mil ig­no­ram o fa­to. “In­se­rir es­sas pes­so­as nos ser­vi­ços de saú­de, por meio da tes­ta­gem e do iní­cio ime­di­a­to do tra­ta­men­to, é a pri­o­ri­da­de do mi­nis­té­rio”, afir­mou o mi­nis­tro Ri­car­do Bar­ros.

Na Bahia, a fim de sen­si­bi­li­zar a po­pu­la­ção pa­ra a im­por­tân­cia de pre­ve­nir contra a con­ta­mi­na­ção pe­lo HIV e im­pe­dir o avan­ço da Aids, fo­ram ela­bo­ra­das di­ver­sas pro­graO ma­ções pa­ra o dia de luta contra a do­en­ça. A pri­mei­ra se­rá a ses­são es­pe­ci­al na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Salvador com o te­ma “Im­pac­to do HIV/Aids na po­pu­la­ção jo­vem e de­sa­fi­os nas res­pos­tas em Salvador”, às 9h de hoje. en­con­tro se­rá no Ple­ná­rio Cos­me de Fa­ri­as, pro­gra­ma­do pe­la Co­mis­são Or­ga­ni­za­do­ra da Se­ma­na Ver­me­lha 2016. Se­gun­do o mi­nis­té­rio, o ín­di­ce de in­fec­ção tem cres­ci­do en­tre os ho­mens mais jo­vens. En­quan­to que em 2006, pa­ra ca­da mu­lher con­ta­mi­na­da ha­via 1,2 ca­sos em ho­mem, no ano pas­sa­do es­sa re­la­ção sal­tou de um ca­so de­tec­ta­do en­tre as mu­lhe­res pa­ra ca­da três em ho­mens.

Ain­da na ca­pi­tal, às 16h, sain­do do Ce­dap, no Gar­cia, se­rá fei­ta uma ca­mi­nha­da até o Cam­po Gran­de.

Se­gun­do a co­or­de­na­do­ra de Agra­vos da Di­re­to­ra de Vi­gi­lân­cia Epi­de­mi­o­ló­gi­ca da Se­cre­ta­ria da Saú­de do Es­ta­do (Se­sab), Ma­ria Apa­re­ci­da Ro­dri­gues, des­de 2005, 13 mil pes­so­as fo­ram tra­ta­das no Es­ta­do. “En­tre os di­as 14, 15 e 16 es­ta­re­mos trei­nan­do os pro­fis­si­o­nais de saú­de pa­ra que bus­quem os pa­ci­en­tes tes­ta­dos pe­la rede pú­bli­ca, pois sa­be­mos que o tra­ta­men­to fei­to, mes­mo quan­do o pa­ci­en­te não tem sin­to­mas – aju­da a re­du­zir a car­ga vi­ral, pro­mo­ve uma con­di­ção de vida me­lhor e re­duz as chan­ces de trans­mis­são”, afir­mou a co­or­de­na­do­ra, se­gun­do a qual tem ha­vi­do aten­ção es­pe­ci­al da pas­ta pa­ra os 30 mu­ni­cí­pi­os on­de há uma de­tec­ção mai­or de HIV. Salvador li­de­ra a lis­ta. Ama­nhã ain­da ocor­rem ou­tros dois even­tos na ca­pi­tal so­bre o te­ma HIV/Aids. Um é o Sim­pó­sio Aids e Pre­ven­ção, en­tre 8h30 e 12h, no au­di­tó­rio do CAS Pro­fes­sor Jo­sé Ma­ria de Ma­ga­lhães Net­to, na Ave­ni­da ACM. O ou­tro é uma Ro­da de Con­ver­sa no au­di­tó­rio do Com­ple­xo Mu­ni­ci­pal de Vi­gi­lân­cia da Saú­de, na Ave­ni­da Vas­co da Ga­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.