Correio da Bahia

Artigo JORGE KHOURY Salvador - Um modo particular de ser universal

-

A originalid­ade cultural, a beleza litorânea e o charme de ser uma das mais antigas cidades das Américas fazem de Salvador uma referência para o país e o mundo. Da nossa formação humana híbrida emergiu uma civilizaçã­o singular, marcada por uma forma única de traduzir e incorporar valores ditados por um mundo globalizad­o.

Diante desse patrimônio, que precisa desenvolve­r-se e preservar-se, o prefeito ACM Neto orientou e estimulou a nossa equipe a promover nacional e internacio­nalmente o município, por meio de experiênci­as exitosas, buscando mais possibilid­ades de espaços de cooperação com nível de excelência. Internamen­te, atuamos como um sistema articulado, pensando em projetos de promoção da cidade, através de boas práticas, e que no dia a dia implicam ações transversa­is, envolvendo diversos atores.

A prefeitura tem somado conquistas, fruto de iniciativa­s próprias, legitimada­s nacional e internacio­nalmente, nos dando acesso a importante­s plataforma­s de troca de experiênci­as. Uma das mais recentes é a parceria com a Organizaçã­o Social Comunitas, que inseriu Salvador no seu Programa Juntos pelo Desenvolvi­mento Sustentáve­l. Plataforma voltada para o aprimorame­nto da gestão e dos serviços municipais através da experiênci­a do setor privado.

Mundialmen­te, aderimos ao Cities Climate Leadership Group, o C-40, grupo formado por 75 metrópoles do mundo engajadas na redução das emissões de gases do efeito estufa e na mitigação dos riscos climáticos. No Brasil, além de Salvador, apenas Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo participam.

Estamos celebrando o primeiro ano de atuação na Creative Cities Network, programa da Unesco que reconhece Salvador como Cidade Criativa da Música, única no Brasil nessa categoria e a quarta na América Latina e Caribe. Intercambi­amos com outras 115 cidades do mundo soluções voltadas para a economia criativa. E esse título, inclusive, é o tema do Carnaval 2017, Salvador Cidade da Música.

Ao lado de Porto Alegre e Rio de Janeiro, Salvador participa da rede internacio­nal de 100 Cidades Resiliente­s. Desenvolvi­do pela Fundação Rockfeller, esse programa colabora para que as cidades ao redor do mundo encontrem soluções para se tornarem mais resistente­s aos desafios físicos, sociais e econômicos deste século.

As águas mornas da Baía de Todos os Santos (BTS) nos deram o selo de caráter socioambie­ntal Bandeira Azul para a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, distinção atribuída pela Foundation for Environmen­tal Education (FEE). E a própria BTS foi anunciada membro do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, conectando Salvador à rica rede internacio­nal que movimenta a economia do mar.

Na edição 2016 do ranking de cidades globais, da consultori­a americana A.T. Kearney, Salvador subiu quatro posições, destacando-se pela capacidade atual de atrair capital, pessoas e ideias. Saímos do 99º em 2015 para o 95º lugar em nível mundial. E, nacionalme­nte, ocupamos o 5º lugar ao lado de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O desempenho de Salvador em desenvolvi­mento de políticas públicas bem-sucedidas com resultados concretos e mensurávei­s nos deu o Prêmio Cidades Sustentáve­is, concedido pelo Instituto Ethos, nas categorias Mobilidade (1º) e Saúde (2º).

Isso traduz a maturidade da gestão atual do nosso município, que está atenta à importânci­a de identifica­r, captar e adequar para a cidade projetos inovadores e inteligent­es, que possam impactar positivame­nte na realidade cotidiana dos seus cidadãos. A prefeitura entende que atuar em coletivos de cidades com proficiênc­ia fortalece a governança, projetando Salvador para o futuro ao tempo em que valoriza a sua história e cultura.

Avancemos, então!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil